O que causa a síndrome do túnel do carpo?

Perguntado por: imartins7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Ocorre pela compressão de um nervo, o nervo mediano, pelo aumento das estruturas que junto com o nervo mediano, passam por um canal estreito chamado Túnel do Carpo.

Em síntese, uma das principais causas da Síndrome do Túnel do Carpo é a L.E.R (Lesão por esforço repetitivo), gerada, justamente, por esforços repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais por muito tempo.

A síndrome do túnel do carpo é grave quando causa dor intensa, fraqueza e atrofia. A intervenção de um neurocirurgião é crucial nesses casos.

Se não tratada, a síndrome do túnel do carpo pode causar atrofia do nervo e dos músculos da mão, além de perda da força para segurar objetos.

Depende de alguns fatores. A síndrome do túnel do carpo aposenta quando é verificada a incapacidade permanente para as atividades que permitem o sustento do segurado que está doente. Dentre os tipos de aposentadoria, é a modalidade por invalidez que poderia enquadrar a condição e conceder o direito.

O esforço repetitivo no trabalho, longos períodos em que o punho fica muito esticado ou muito dobrado, também pioram os sintomas, mas não é provado que a síndrome do túnel do carpo seja uma patologia causada por esforços repetitivos.

Portanto, quais posições são mais favoráveis para quem tem Síndrome do Túnel do carpo? De barriga para cima com os braços esticados ao lado do corpo.

Rotação do punho. Estenda o braço à frente do corpo com a mão fechada (punho cerrado). Faça movimentos circulares com o punho nos sentidos horário e anti-horário por um período de 20 a 30 segundos. Relaxe e repita o exercício com o outro punho.

A técnica tradicional costuma ter um tempo de recuperação mais longo, sendo necessário ficar afastado de trabalhos que envolvam as mãos por, pelo menos, 21 dias.

Classificação de síndrome do túnel cárpico
O grau severo atribui-se perante qualquer evidência de perda axonal ou desnervação, sensitiva ou motora, nos exames eletrofisiológicos.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO
De acordo com o médico ortopedista o tratamento geralmente é cirúrgico, entretanto nas fases iniciais pode ser realizado um tratamento conservador o qual consistem em repouso, antiinflamatórios, fisioterapia e mudanças nas atividades cotidianas.

As principais complicações da liberação cirúrgica do túnel do carpo descritas na literatura são: liberação incompleta do ligamento transverso do carpo (a mais freqüente), lesão do nervo mediano, especialmente do ramo cutâneo palmar, infecção, subluxação anterior do nervo mediano e aderência do nervo na região de ...

Em pacientes nos quais os sintomas já ocorrem durante o dia inteiro, quando há fraqueza muscular ou quando o tratamento com medicamentos não apresentou melhora, é indicado o tratamento cirúrgico. Os pacientes idosos têm uma indicação maior de tratamento cirúrgico que os jovens.

Benefícios previdenciários para pessoa com Síndrome do Túnel do Carpo. Pacientes com essa síndrome podem receber o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. Tudo vai depender do nível da síndrome da avaliação médica. Em caso de incapacidade permanente, a pessoa pode se aposentar.

Teste ou sinal de Tinel, que consiste na percussão leve sobre o punho, na localização do nervo mediano. Assim, o resultado positivo é quando essa percussão transmite uma sensação de parestesia na região de distribuição do nervo mediano.