O que causa à Síndrome de Sjögren?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

As causas da síndrome de Sjögren são desconhecidas, como é uma doença autoimune o sistema imunológico produz anticorpos e atacam células e tecidos do próprio organismo. Há hipóteses da causa estar relacionada com o fator genético e hereditário, hormônios sexuais e condições ambientais.

O diagnóstico da doença se dá através de exames de sangue como hemograma, FAN, fator reumatoide, eletroforese de proteínas, PCR, anticorpos mais comuns como anti-RO e anti-LA, exames oftalmológicos com testes de avaliação da lágrima e exames para avaliar a função das glândulas salivares, podendo ser solicitada biópsia.

Enquanto a síndrome de Sjögren ocasiona manifestações, principalmente nas glândulas salivares e lacrimais, o lúpus pode apresentar manifestações na pele e em outros órgãos, como rins.

Se você tem sentido seus olhos e sua boca secos, com alguma constância, esta é a hora de procurar um reumatologista.

Será necessária a avaliação de um médico Oftalmologista para determinar se realmente há falta de lágrima e sinais de inflamação na córnea em decorrência desta secura. Se essas alterações se confirmarem, o paciente deve ser encaminhado a um Reumatologista para avaliação do diagnóstico da Síndrome de Sjogren (SS).

Ou seja: o portador de Síndrome de Sjögren pode sim solicitar aposentadoria por invalidez. Entretanto, recomendamos que, para tanto, consulte um profissional da área para o auxiliar.

Alguns autocuidados podem ser de grande ajuda: usar lágrimas artificiais e/ou um lubrificante ocular, reduzir a exposição ao sol e ao vento, usar óculos de proteção quando sair ao ar livre, beber muito líquido, evitar respirar pela boca, usar pastilhas duras (sem açúcar) para aumentar o fluxo de saliva.

13-Posso praticar atividade física tendo Síndrome de Sjögren? Sim. É interessante ressaltar que a maio- ria das pessoas com síndrome de Sjögren apre- sentam fadiga física. Os estudos existentes mos- traram que caminhar três vezes por semana é seguro e pode melhorar a fadiga e a tolerância ao exercício.

Afeta aproximadamente 2% da população mundial e pode ter duas formas básicas de apresentação: a primária, quando ocorre de forma isolada sem relação nenhuma com outras enfermidades do tecido conjuntivo; e a secundária, quando simultaneamente se manifestam outras doenças reumatológicas autoimunes, como artrite ...

É preciso buscar tratamento, saber conviver com a doença autoimune e, assim, viver plenamente a qualidade de vida. Buscar apoio médico é fundamental e é para a vida toda, mas é possível, sim, preservar a qualidade de vida e o bem-estar, mesmo acometido por uma doença autoimune”, garante a médica do CID Grupo.

A forma mais comum de investigar a presença de doenças autoimunes é com base no quadro clínico e na realização do exame FAN (Fator Antinuclear). É importante informar que esse exame pode dar resultado positivo em várias doenças autoimunes, mas não em todas.

Sintomas da Síndrome de Sjögren
Os pacientes também podem apresentar sintomas de secura na pele, nas vias aéreas e mesmo na vagina. Sensações de cansaço, fadiga, dores nas juntas e artrites são frequentes. Órgãos importantes como os rins, pulmões, vasos, fígado, pâncreas e cérebro podem ser acometidos, mas é raro.

Aquelas doenças que não alteram o sistema imune, como tendinites, bursites, artrose e osteoporose de maneira geral não contraindicam a doação. Porém, pacientes com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, lúpus e síndrome de sjogren, não podem doar sangue.

Doença autoimune, alopecia areata pode ser desencadeada por fatores emocionais. A alopecia areata é uma doença autoimune que causa queda de cabelos, mas qualquer pessoa pode ter após uma crise emocional, por exemplo.

Uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Ainda não se sabe o que desencadeia uma doença autoimune. Os sintomas variam de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.

A Sjögren's Syndrome Foundation recomenda redução do consumo de cafeína e álcool e melhor higiene do sono.