O que causa a síndrome de Eagle?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A síndrome de Eagle também é conhecida como alongamento do processo estiloide. O processo estiloide é um pequeno osso localizado logo abaixo da orelha. Esse osso pequeno pode causar muita dor decorrente de seu alongamento ou calcificação, comprimindo vasos ou nervos na área e resultando em inflamação.

Tem origem embrionária na cartilagem de Reichert do segundo arco branquial e juntamente com o ligamento estilo-hióideo e o corno menor do osso hióide formam o complexo estilo-hióideo ou aparelho estilo-hióideo2.

Discussão: o tratamento da Síndrome de Eagle está diretamente relacionado ao grau de desconforto do paciente. A abordagem cirúrgica trasncervical é bastante segura e permite uma retirada completa do processo estilóide, através de uma abordagem entre a mandíbula e o processo mastóideo do temporal.

O diagnóstico da síndrome de Eagle é estabelecido pela associação de dados de história clínica, exame físico e exames complementares. Exercem papel fundamental na avaliação destes pacientes a radiografia panorâmica e, principalmente, a tomografia computadorizada.

O dentista não cuida apenas dos dentes; ele também pode examinar a boca quanto a sinais de outros problemas e recomendar os próximos passos adequados. Se você está sentindo dor na garganta e no rosto, pode ser a síndrome de Eagle.

A Síndrome de Eagle foi descrita em 1937, sendo dividida clinicamente em duas categorias: a Síndrome de Eagle Clássica e a Síndrome artéria carótida-apófise estilóide.

Tem sua localização entre as artérias carótidas interna e externa, posteriormente à faringe, onde se inserem os músculos estilo-hióideo, estiloglosso e estilofaríngeo, os quais são inervados, respectivamente, pelos nervos facial, hipoglosso e glossofaríngeo(2,3).

A função desse processo é fixar os ligamentos estiloioideo e estilomandibular e é a origem dos músculos estiloglosso, estilofaríngeo e estilóide (BUCHAIM et al., 2012).

Processo estiloide é projeção óssea fina que se estende a partir da superfície inferior do osso temporal, medial e anteriormente ao forame estilomastóideo.

A mineralização do ligamento estilohíoideo é detectada acidentalmente, normalmente um achado radiográfico nas tomadas panorâmicas. A mineralização normalmente se estende para baixo, a partir do processo estilóide (base do crânio - osso temporal) e raramente a partir do hióide ou em áreas centrais do ligamento.

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo.

Localiza-se entre as artérias carótidas interna e externa, posteriormente à faringe. O conjunto formado pelo processo estiloide, ligamento estilo-hioideo e corno menor do osso hioide corresponde ao complexo ou aparelho estilo-hioideo, com origem embriológica na cartilagem de Reichert do segundo arco branquial(2).

Processo estiloide é projeção óssea fina que se estende a partir da superfície inferior do osso temporal, medial e anteriormente ao forame estilomastóideo.

O prolongamento do processo estiloide do osso temporal e/ou calcificação do ligamento estilo-hioideo consiste em uma das alterações que mais afeta o aparelho hioideo, podendo estar relacionada à Síndrome de Eagle, quando o paciente apresenta sintomas clínicos, além das alterações estruturais.