O que causa a síndrome da boazinha?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

As causas, normalmente, vêm de algumas ausências durante a infância. ”Pode ser falta de afeto, cuidado e amor.

Se para você existe um desconforto emocional de se posicionar de maneira contrária, comece a exercitar aos poucos. Na prática, a questão é como se posicionar. O problema não é se posicionar, mas sim a forma como eu me posiciono. Todos nós estamos com excesso de trabalho durante a quarentena.

As pessoas supostamente "boazinhas" geralmente são aquelas que usam da suposta generosidade como forma de controle sobre o outro, pois ao fazer o bem evitam complicações para si mesmas, ou usam as consequências desta bondade em proveito próprio.

Ser uma pessoa prestativa, cooperativa e receptiva, de fato, revela muitas virtudes. Porém, quando ser prestativo passa dos limites, a ponto de anular a individualidade de alguém, isso pode ser um problema. Em inglês, o termo que designa pessoas assim é People Pleaser, que significa “agradar as pessoas”.

Também conhecida como Síndrome da boazinha, trata-se de uma condição psicológica em que a pessoa tem a necessidade de agradar os demais a todo o momento, colocando sempre as opiniões e desejos de outros indivíduos antes dos seus.

Autocrítica excessiva
Essa é justamente a situação que vive a maior parte das pessoas que sofrem da Síndrome do Impostor. Elas todos os dias encontram uma forma de depreciar a si mesmas, buscando reforçar uma posição de inferioridade em relação aos seus pares.

A síndrome do bonzinho é caracterizada pela dificuldade de expressar as próprias vontades, por medo de ser rejeitado ou de gerar conflitos com os outros. Ser bonzinho significa renunciar aos valores e princípios pessoais para agradar as outras pessoas.

5 dicas para controlar a compulsão alimentar

  1. Procure o motivo que você come descontroladamente. Seja sincero com você mesmo do porquê você come demais. ...
  2. Evite a regra de comer de 3 em 3 horas. ...
  3. Aprenda a beber muita água. ...
  4. Tire da sua alimentação alimentos industrializados. ...
  5. Pratique atividade física.

De onde vem a compulsão por compras? O desejo compulsivo por comprar tem algumas origens possíveis. A ansiedade está associada a muitas delas uma vez que esse sentimento de inquietação normalmente conduz as pessoas a tomarem decisões drásticas e, às vezes, mal pensadas, para provocar alívio emocional.

A terapia cognitivo-comportamental é o tratamento mais eficaz para a compulsão e também para sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo. O tratamento envolve dois componentes: Exposição e prevenção de respostas. Terapia cognitiva.

Por isso que o bonzinho só se ferra: o bonzinho tem a expectativa de ser tratado de uma maneira específica e por isso ele reprime o próprio comportamento e acaba frustrado. Vou te dizer algo que eu aprendi com uma pessoa muito sábia. Anote aí que é uma lição de vida.

Ele é cordial em excesso, solícito em excesso, prestativo em excesso, humilde em excesso… Enfim, o bonzinho manifesta em suas atitudes e comportamentos todas as características superficiais que são reputadas a um indivíduo supostamente bom.

5 características de uma pessoa boa

  1. Empatia.
  2. Sinceridade.
  3. Pessoas boas fazem boas ações.
  4. Confiança.
  5. Humildade, essencial nas pessoas com bom coração.

Pessoas que possuam necessidade de agradar os outros também sentem necessidade de se desculpar. Às vezes, por coisas que não têm culpa. Elas atribuem a responsabilidade dos acontecimentos e dos sentimentos alheios a elas, embora não haja necessidade disso. Pratique não se desculpar a todo momento.

O agrado e o “agradanço”
Ser um “people pleaser”, ou seja, demasiadamente simpático, disponível e prestável, “vemos na clínica, é comum em pessoas deprimidas, que lamentam não ser como as outras e estão sempre a comparar-se”, afirma o psicólogo Daniel Cotrim.

O fato de agradar aos outros também pode ser uma forma de se sentir aceito em um grupo, algo que a pessoa acredita que não conseguiria se agisse conforme a sua personalidade. Há ainda aqueles que agradam esperando sempre algo em troca e, quando não ocorre, se frustram e ficam ressentidos.

O que é egocentrismo? O egocentrismo é definido como um conjunto de ações e de comportamentos expresso por indivíduos que pensam demasiadamente em si mesmos. Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica.

A pessoa com transtorno de personalidade histriônica fica tentando continuamente ser o centro das atenções e com frequência fica deprimida quando não é. Ela frequentemente é uma pessoa cheia de vida, dramática, entusiasmada e paqueradora e, às vezes, encanta novos conhecidos.

Confira quais são as síndromes mais comuns.

  • Transtorno bipolar. ...
  • Distúrbios alimentares. ...
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Transtorno de ansiedade generalizado (TAG) ...
  • Somatização. ...
  • Depressão. ...
  • Estresse pós-traumático.