O que causa a sensação de frio na barriga?

Perguntado por: ivilela2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

O frio na barriga é consequência de uma reação de estresse. O corpo todo está sob alerta e há uma rápida liberação de adrenalina. Como respostas imediatas, ocorre diminuição da circulação do sangue na área do abdômen, contração do estômago e liberação de uma maior quantidade de ácido.

Um dos sintomas do transtorno mental é a desordem do sistema digestivo, como diarreia, náusea, indigestão e até falta de apetite. Inclusive, pode haver uma conexão entre o transtorno e o desenvolvimento da síndrome do intestino irritável após uma infecção intestinal.

Acontece que, quando as temperaturas estão mais baixas e o corpo esfria, esses vasos acabam ficando mais estreitos, prejudicando a circulação sanguínea e a eliminação das prostaglandinas do organismo. Assim, aumentam também as dores. Mas pode ficar tranquila!

A expressão frio na barriga é usada para definir a sensação obtida quando alguém passa por situações de ansiedade, medo, vergonha ou fortes emoções em geral.

Algumas condições clínicas que podem estar relacionadas ao desconforto estomacal são: Doenças causadas por excesso de ácido, como gastrite e úlcera; Doenças neoplásicas, como câncer do estômago; Problemas de esvaziamento gástrico, como a gastroparesia diabética e a dispepsia funcional.

A crise de ansiedade é um quadro temporário, que geralmente é desenvolvido após alguma situação de estresse ou dúvida. Uma das principais diferenças com relação à dor no peito é que no infarto ela irradia e na crise de ansiedade, não. Em casos de crise de ansiedade, é indicado uma consulta com um médico psiquiatra.

Os principais sintomas são:

  • físicos: tensão muscular, taquicardia ou palpitação, dor no peito, transpiração em excesso, dor de cabeça, tontura;
  • psíquicos: sensação de desrealização, quando o ambiente parece todo diferente, ou sensação de despersonalização, quando a pessoa parece não se reconhecer mais.

Barriguinha de “estresse”
Essa barriga não oscila e é mais dura. Ela é causada pela produção exagerada de cortisol pelo organismo, que estimula o corpo a se prender a gordura que fica mais próxima do estômago (e que consequentemente, está na região abdominal).

Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade. Estímulo: basta pressionar e segurar por alguns segundos enquanto respira profundamente. Este ponto localiza-se entre o nariz e o lábio superior.

Quando a pessoa sente alguma emoção forte, ela pode vir a ter problemas como gases, diarreia, constipação, SII, dor abdominal ou até mesmo úlcera. Para confirmar o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável, os pacientes devem notar os sintomas por pelo menos 12 semanas consecutivas.

A dor abdominal preocupante é aquela que dura várias horas, às vezes dias, de grande intensidade, incapacitante ou associada a vômitos, febre e/ou prostração.

hipotireoidismo; fibromialgia; diabetes; problemas vasculares, relacionados ao sistema circulatório do organismo do paciente, como a síndrome de Raynaud.

É a redução do fluxo sanguíneo no intestino que produz a conhecida sensação de borboletas no estômago, que são os nervos sensoriais a indicar ao organismo que estamos mais ansiosos ou nervosos ou até felizes com determinadas situações.

O frio na barriga ou o gelar a espinha não significam que algo gelado está passando pelo nosso estômago ou nossa coluna vertebral, mas acontece, sim, algo dentro do nosso corpo que nos ajuda a expressar o que estamos vivenciando naquele momento.

Por que sentimos frio na barriga na montanha-russa? Em situações de perigo, o cérebro libera uma descarga de adrenalina que provoca uma contração dos vasos sanguíneos do abdômen - uma região bastante vascularizada.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

O diagnóstico do câncer de estômago é relativamente simples. Ele é realizado através do exame de endoscopia digestiva alta , que deve ser solicitada sempre que os pacientes apresentam sinais da doença.

Sintomas de barriga inchada por gastrite

  • Sensação de estômago cheio;
  • Endurecimento e dor acima do umbigo, na região do estômago;
  • Azia;
  • Queimação;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo. Existem outros testes como o questionário DASS-21 que pode ser feito junto de um profissional para avaliar a presença de ansiedade.

De acordo com Silva (2020), Freud dividiu a ansiedade em três categoria: Realista, Moral e Neurótica.