O que causa a retenção de líquido?

Perguntado por: opires3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A principal causa da retenção de líquidos é o acúmulo de água entre uma célula e outra. Esse acúmulo, por sua vez, pode ser ocasionado por uma série de condições: alimentação incorreta, sedentarismo, medicamentos, problemas de circulação e pressão sanguínea, problemas nos rins, fígado e coração e doenças da tireoide.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Na Barbozão Manipulação, você encontra diversas opções de remédios diuréticos para retenção de líquidos, como a furosemida e a espironolactona. Além disso, também oferecemos outros produtos que podem ajudar a melhorar a sua saúde, como enzimas digestivas e orlistat para controle de peso.

Quem sofre de retenção de líquidos pode aumentar até dois ou três quilos de peso, mas a condição também pode compreender outros sintomas: Sensação de pernas pesadas. Pernas e mãos visivelmente inchadas.

Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar. O chá de menta também pode ajudar a aliviar o mal estar no estômago, então lembre-se dessa opção se precisar aliviar o organismo depois do jantar.

Para diminuir o inchaço é importante beber bastante água, pois assim o corpo passa a reter menos líquido. É importante beber pelo menos 1,5 litro de água, sucos naturais ou chás durante o dia.

O principal sinal da retenção de líquidos é o inchaço no corpo, que pode acontecer principalmente nos braços, nas pernas e no abdômen. Esse edema pode aumentar e diminuir, sendo facilmente notado pelas pessoas.

Para diagnosticar o problema, será realizado exames hormonais, cardiológicos e nas veias, o último só em caso de a retenção estar nas pernas. Todos os exames serão passados pelo médico. Caso o resultado dos exames dê negativo, o médico deverá fazer uma investigação mais profunda.

Barriga inchada pode ser sintoma de alguma doença? Sim. Pode ser um sintoma que indica: gastrite, sinal de obstrução intestinal por algum tipo de câncer, alteração da flora intestinal, intoxicação alimentar com diarreia e doença inflamatória intestinal.

Colunistas do UOL

  • Brócolis, repolho, couve. São vegetais crucíferos e contêm rafinose, que é um açúcar que permanece não digerido até que as bactérias em seu intestino o fermentem, produzindo um gás que pode resultar em inchaço. ...
  • Leguminosas. ...
  • Laticínios. ...
  • Maçã. ...
  • Alimentos com muito sal.

Má circulação
Esta é a principal causa de inchaço nos pés e pernas. Grande parte dos adultos enfrenta este incômodo, que se torna ainda mais comum nos idosos e é muito frequente em mulheres grávidas. O inchaço nos pés devido à má circulação dificilmente causa dor.

Retenção de líquidos com inchaço nas pernas é sinal do quê?

  • Doença renal crônica. A doença renal crônica é a diminuição lenta e progressiva da capacidade dos rins de cumprirem sua função, que é filtrar do sangue os resíduos do metabolismo do corpo. ...
  • Varizes. ...
  • Trombose venosa profunda (TVP) ...
  • Linfedema. ...
  • Insuficiência hepática.

4 chás usados popularmente para reduzir a retenção de líquido

  • Chá de salsinha.
  • Chá de dente-de-leão.
  • Chá de cavalinha.
  • Chá de hibisco.
  • Observação: