O que causa a queima de um transformador?

Perguntado por: mzaganelli . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

A causa de queima de transformadores varia entre: descarga atmosférica, curto-circuito interno, curto-circuito externo, infiltração de água e sobrecarga. Cada uma dessas queimas faz o transformador apresentar características específicas onde é possível realizar a identificação na triagem.

Dicas

  1. Um som de zumbido ou estalo geralmente é um indicativo de que o transformador pode queimar.
  2. Nem sempre o primário e o secundário do transformador estão conectados no mesmo aterramento elétrico. Eles geralmente ficam em aterramentos diferentes. Fique atento a essa situação quando for fazer os testes e aferições.

Geralmente a ocorrência de falhas por falta de manutenção em transformadores são resultado de problemas que inicialmente podem ser considerados relativamente simples e pontuais, como o desgaste mecânico de componentes móveis, penetração de umidade pela falha de dispositivos de selagem da parte ativa ou buchas, bem como ...

Resumindo, o melhor é não usar.
Isso causa quedas de tensão e pode sobreaquecer e queimar componentes do equipamento de climatização. Como o transformador tem uma vida útil bem menor, seu desgaste pode afetar o ar-condicionado da mesma forma.

No entanto, o aquecimento nunca deve ser excessivo, pois pode causar dano à cobertura de esmalte dos fios ou de plástico dos terminais e outras partes que podem derreter. Assim, o aquecimento até o ponto em que conseguimos colocar a mão no componente sem nos queimar é tolerável.

É perigoso quando usado para ligar equipamentos com resistência e potencia maior ou igual a do transformador,mas se for numa potência bem mais baixa do que a do transformador não tem problema! Se for um uso sem frequência, não há problema.

a um sistema de proteção com relés adequados são condições básicas para a operação de um transformador. prolongado, ou exposto a um numero excessivo de altas correntes em decorrência de curtos- circuitos externos, a isolação vai se deteriorando a tal ponto de favorecer a ocorrência de curtos- circuitos.

O preço dos nossos transformadores, varia entre R$ 78,00 e R$ 782,00 possuindo assim opções para os mais diversos bolsos e projetos.

Na hora da compra, atente-se que a potência (Watts) do seu transformador precisa ser ao menos 30% maior que a potência do aparelho em que será ligado. No caso da ligação de mais de um aparelho no transformador, faça a soma das potências dos equipamentos, para respeitar esse limite.

A vida útil média dos transformadores de uso geral para uso seco é superior a 25 anos. Se um transformador do tipo seco, refrigerado a ar, operar sem poeira, bem ventilado, evitando impactos diretos, poeira, umidade e umidade com parâmetros nominais, ele pode durar mais de 35 anos e mais de 50 anos.

Manutenção Preditiva
Essa manutenção faz a análise dos componentes do transformador e a sua termografia. Também é realizada uma inspeção, ultrassom e testes do transformador. Sendo assim, é possível fazer uma análise completa das condições gerais de um transformador sem ter que paralisar o seu funcionamento.

Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.

A água no transformador induz uma redução progressiva das propriedades de isolamento do papel-óleo (tensão de descarga, fator de dissipação) gerando defeitos elétricos (por exemplo, descargas parciais) que podem evoluir em descargas elétricas e cordas de alimentação com falhas elétrico para o transformador.

pode-se ligar quantos equipamentos for necessário, mas a soma das potências dos equipamentos não devem ultrapassar o limite do transformador.

R: Em média de 3 a 5 casas...