O que causa a paroníquia?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

O que é? Paroníquia é o nome dado ao processo de inflamação da pele em torno da unha. Ela tem início devido à “perda” da cutícula, que pode ser causada pelo hábito de remoção por alicate ou por pequenos traumatismos, ou por agentes químicos (como detergentes de cozinha, por exemplo), geralmente.

O tratamento da paroníquia é indicado pelo médico e pode ser feito com antibióticos, corticóides ou antifúngicos dependendo das características e da causa da inflamação. Em alguns casos pode ser necessário realizar a drenagem da lesão para evitar outras infecções e evitar que o processo de cura seja mais rápido.

Paroníquia aguda causa eritema, calor e dor nas laterais dos dedos. O diagnóstico é por inspeção. O tratamento é com antibióticos antiestafilococicos e drenagem do pus.

O quadro costuma ter duração maior que 6 semanas. A colonização da lesão por fungos ou bactérias pode acontecer, mas é considerada uma ocorrência secundária e não o evento inicial que desencadeia a inflamação.

Assim como já falado, a paroníquia aguda é a inflamação dos dedos ao redor da unha que dura menos de 6 meses. Saiba mais sobre ela.

Clioqderm 0,5mg/g + 1,0mg/g + 10,0mg/g + 10,0mg/g, caixa com 1 bisnaga com 20g de pomada de uso dermatológico. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO.

A paroníquia crônica é uma dermatite irritante crônica dos tecidos periungueais, resultante de danos de barreira aos tecidos protetores da unha, incluindo a cutícula e as dobras ungueais proximais e laterais. A água e a evitação de irritantes são as características do tratamento da paroníquia crônica.

Agudo, quando a inflamação surge rapidamente depois do trauma, a evolução é rápida e o problema instala-se em 1 ou 2 dias; Crónico, quando há uma resposta inflamatória persistente à exposição repetida a traumas ou substâncias irritantes, tem geralmente uma duração superior a 6 semanas.

Existem dois tipos de manifestação dessa infecção: Aguda: desenvolve-se ao longo de horas ou dias. A infecção geralmente não se espalha profundamente no dedo e o tratamento pode reduzir os sintomas de forma relativamente rápida. Paroníquia crônica: ocorre quando os sintomas duram pelo menos seis semanas.

Tratamento de paroníquia crônica

  1. Evitar exposição excessiva à água.
  2. Corticosteroides ou tacrolimo.
  3. Às vezes, injeções de corticosteroides na prega ungueal.
  4. Às vezes, um medicamento antimicótico.
  5. Às vezes, cirurgia.

Em primeiro lugar, coloque o pé de molho em uma solução de água quente e sais de magnésio. Aqui o tempo ideal é entre 15 e 30 minutos. Esse período ajuda a deixar a unha mais maleável e fácil de mexer. Em seguida, pegue uma pinça e eleve a lateral da unha que estiver crescendo para dentro da pele.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor. A formulação do medicamento foi desenvolvida especialmente para ser friccionada sobre a pele.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Eis algumas das medidas a adotar:

  1. Limpe e desinfete bem o local.
  2. Aplique compressas quentes várias vezes por dia.
  3. Aplique soluções tópicas e tome os medicamentos prescritos pelo médico.
  4. Em caso de abcesso, pode ter de se submeter a uma incisão e drenagem cirúrgica.

Um panarício é uma infecção do tecido mole (polpa) na ponta dos dedos, geralmente causada por bactérias. Um panarício pode causar bolsas de pus (abscessos) dentro da ponta do dedo, que criam pressão e matam os tecidos adjacentes. A ponta do dedo fica bastante quente, inchada e rígida, com uma dor intensa e latejante.

A região em volta da ferida está quente? O leito da ferida apresenta coloração esverdeada ou amarelada? Existe dor ao tocar a região ferida? Se houver algum desses sintomas, a ferida provavelmente está infeccionada.

“Ela é utilizada contra dores articulares, como tendinite e bursite, desconforto muscular e de dente, inflamação de vias aéreas, como sinusite e dor de garganta ou cólicas”, exemplifica a farmacêutica Patrícia Moriel, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

- Como tratar o unheiro? Esvaziamento dos abscessos com bisturi ou alicate de cutículas, esterilizados. Usar, em seguida, mercúrio cromo; Banhar as unhas com água de alibur e ácido salicílico. Água D'Alibour é uma solução, formada pelos sulfatos de cobre e zinco, álcool canforado, água e tintura de açafrão.