O que causa a paralisia no olho?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

Existem varias causas de paralisia ocular e as principais são traumatismos na cabeça e relacionado a diabetes e pressão alta. Quando a paralisia é causada por traumatismo, o uso de anti-inflamatórios pode acelerar a recuperação.

Sintomas de paralisia do terceiro nervo craniano
O olho afetado gira ligeiramente para fora e para baixo quando o não afetado olha para a frente em linha reta, provocando visão dupla. O olho afetado pode desviar-se para dentro muito lentamente e pode mover-se apenas para o centro ao olhar para dentro.

Estresse, fadiga extrema, mudanças bruscas de temperatura, baixa da imunidade, tumores e traumas, distúrbios na glândula parótida e otite média podem também estar envolvidos no aparecimento da doença.

Quando a paralisia é causada por traumatismo, o uso de anti-inflamatórios pode acelerar a recuperação. Controlar o diabetes (a glicemia) e a pressão arterial tambem é importante para a recuperação. A visão dupla pode ser tratada através de tampão ou de lentes especiais chamadas prismas.

A paralisia oculomotora é uma condição que afeta o movimento dos músculos e nervos oculares responsáveis por controlar o movimento dos olhos. Isso pode levar a problemas como visão dupla, dificuldade em focar objetos e desalinhamento dos olhos.

Retinografia colorida simples: este exame é capaz captar imagens do nervo óptico e da parte central da retina, chamada de mácula, que é a parte responsável pela visão dos detalhes das imagens.

Sinais e sintomas da neurite óptica
O principal sintoma da neurite óptica é perda de visão, que alcança seu máximo em vários dias e varia de um escotoma pequeno central ou paracentral até a cegueira total. A maioria dos pacientes tem dor ocular leve, que frequentemente piora com movimentação ocular.

Infelizmente, não há tratamento para reverter a atrofia do nervo óptico.

A paralisia do nervo facial (7º par craniano) geralmente é idiopática (anteriormente chamada paralisia de Bell). A paralisia do nervo facial idiopática é súbita, unilateral e periférica. Os sintomas da paralisia do nervo facial compreendem paresia hemifacial das porções superior e inferior da face.

Os sinais e sintomas comuns da paralisia de Bell são: fraqueza dos músculos de um lado do rosto com paralisia da pálpebra superior que leva a dificuldade de fechar o olho e dificuldade para piscar, pode levar a ressecamento do olho com lesões da córnea.

Para examinar o nervo oculomotor, solicita ao paciente que siga a movimentação do dedo do examinador, sempre deslocando para a direita, para a esquerda, para cima e para baixo e analisando a movimentação do globo ocular.

Outras doenças, como a Miastenia Gravis e a Esclerose Lateral Amiotrófica, vão progredindo ao longo dos anos, fazendo com que, gradualmente, o paciente sofra a paralisia de certas regiões do corpo.

As manifestações da doença podem ser confundidas com as de um acidente vascular cerebral (AVC), mas a grande diferença é que a condição não causa paralisia em outras partes do corpo — o problema ocorre no rosto. Além disso, no derrame, geralmente, a boca entorta sem atingir o olho.

O derrame ocular pode ser um sintoma de uma doença mais grave, a hipertensão. Ela pode provocar colapsos no organismo como crises cardiovasculares e AVC.

A paralisia de Bell, por exemplo, é momentânea e pode ser restabelecida sozinha em menos de seis meses. No entanto, qualquer tipo de paralisia facial exige cuidados médicos, e quanto mais rápido procurarmos ajuda, melhores serão as condições de tratamento.

O tratamento deve ser iniciado preferencialmente dentro de 3 dias do início dos sintomas, sendo recomendado o uso de prednisona 20mg/kg/dia (máximo 80mg) durante 7 dias.

Erica Baffa: A paralisia súbita é um estado ou situação de imobilidade, que pode ser parcial ou total, comprometendo temporariamente ou definitivamente a função motora do paciente felino e que coloca em risco a vida do animal em casos mais graves - dependendo, sobretudo, das possíveis causas, que são variadas.

O II nervo (óptico) é avaliado observando-se a fixação visual a objetos e fundoscopia. Além disso, o nervo óptico também é responsável pela aferência do reflexo fotomotor (presente desde o nascimento).

O que é oftalmoplegia? A oftalmoplegia é caracterizada por paralisia ou fraqueza em um ou mais músculos oculares. A doença pode afetar qualquer um dos seis músculos oculares externos que controlam o movimento dos olhos ou os três músculos oculares internos que controlam o tamanho da pupila e ajudam o foco do olho.