O que causa a mioclonia?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A mioclonia pode ocorrer normalmente (por exemplo, espasmos de uma perna quando a pessoa está adormecendo), mas pode resultar de um distúrbio, como insuficiência hepática, traumatismo craniano, baixo nível de açúcar no sangue, ou em decorrência de doença de Parkinson ou do uso de certos medicamentos.

Geralmente dura alguns minutos, mas pode permanecer por até alguns dias, com longos intervalos de melhora. Pode acometer a pálpebra superior, inferior ou ambas. Na grande maioria dos casos, o tremor desaparece sem que o paciente perceba, mas algumas vezes é persistente e incomoda muito.

Trata-se de contrações musculares sobre as quais o indivíduo não possui controle. Ela pode ser ainda de causa fisiológica, quando tem causas benignas e gera abalos, principalmente durante o início do sono.

Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica. Nesses casos, pode ser necessária a intervenção por meio de medicamentos e fisioterapia”, explica a Dra. Christine Maria Muniz.

Movimentos involuntários, súbitos e de curta duração, causados por contração de um músculo ou grupo muscular, denominada mioclonia positiva; ou por inibição muscular na qual há breve perda do tônus muscular de músculos agonistas seguidas de contrações compensatórias dos grupos musculares antagonistas, denominada ...

Os espasmos musculares ocasionais podem ser uma parte normal da vida, mas lembre-se de que, se estiverem acontecendo regularmente ou causando alguma dor, você deve agendar uma consulta com um médico para uma avaliação mais aprofundada.

Como tratar/ aliviar espasmos musculares

  1. Medicamentos;
  2. Limitar o uso de cafeína;
  3. Fisioterapia;
  4. Acupuntura;
  5. Manter a alimentação equilibrada.

Causas dos espasmos musculares
Os espasmos também podem ser sintomas de outras doenças, como mal de Parkinson, varizes, doenças que alteram o metabolismo corporal ou que afetam o nervo que controla os músculos etc. Os movimentos involuntários fazem parte da vida da maioria das pessoas.

As crises mioclônicas são abalos breves, semelhantes a choques, de um membro, de vários membros ou do tronco. Podem ser repetitivas, causando uma crise epiléptica tônico-clônica. Os abalos podem ser bilaterais ou unilaterais.

A Epilepsia Mioclônica Juvenil (EMJ) é uma epilepsia generalizada idiopática geneticamente determinada, caracterizada por crises generalizadas, com início na adolescência, de fácil controle medicamentoso, mas com duração permanente, geralmente associada à ausência de alterações estruturais.

Quando estamos ansiosos, o nosso corpo se prepara para lidar com o causador da apreensão demasiada. Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo.

DDistonia mioclônica, caracterizada por combinações variáveis de distonia e mioclonia (movimentos musculares marcados, amplos e rápidos, chamados de movimentos relâmpagos semelhantes a um 'susto'), com início na infância ou adolescência.

Os principais sintomas de um espasmo muscular incluem tipicamente dor aguda nas costas ou no pescoço, dependendo do local da lesão ou da condição subjacente, acompanhada por uma sensação de aperto muscular intenso, que pode ocorrer em “ciclos” que duram de alguns segundos a vários minutos.

Em geral, o movimento involuntário sugere danos aos nervos ou áreas do cérebro que afetam a coordenação motora. Algumas podem ser temporárias, enquanto outras são crônicas ou permanentes. Dentre elas, podemos destacar: Doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson.

As mioclonias devido a traumatismo craniano fechado grave ou lesão cerebral por hipóxia podem piorar com movimentos intencionais (mioclonia de ação) ou ocorrer espontaneamente, quando o movimento é limitado pela lesão.

As mioclonias ocorrem por conta própria e não como uma anormalidade no cérebro ou nos nervos, como acontecem em algumas doenças do sistema nervoso, como na Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, nas crises de epilepsia mesmo ou até na esclerose múltipla.

Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

As teorias apontam para dois lados: o espasmo é causado por ansiedade e inquietação antes de dormir, ou ainda, o corpo entra em estado de relaxamento, mas a mente ainda está ativa fazendo com que o cérebro te desperte para “regular” mente e corpo antes da fase REM do sono.

O tremor muscular associado à sobrecarga acontece quando há uma irregularidade na contração muscular, devido a um esforço excessivo ao qual o corpo foi submetido. É uma espécie de resposta do corpo e tende a cessar quando o músculo relaxa.

O que é síndrome de West? A síndrome de West (CID 10 – G 40.4) é uma das encefalopatias epilépticas que surgem na lactância, sendo caracterizada por espasmos infantis, interrupção do desenvolvimento e uma alteração específica no eletroencefalograma, chamada de hipsarritmia.

As distonias segmentares afetam várias partes do corpo que estão próximas uma da outra. Inicialmente, as contrações (espasmos) podem ocorrer periodicamente ou em relação a uma atividade específica. Certos movimentos da parte afetada do corpo podem ativar os espasmos, que podem desaparecer durante o repouso.