O que causa a metástase?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

As causas da metástase estão relacionadas àa deficiência do organismo em combater as células cancerígenas, que estão se reproduzindo de forma anormal. Quando são levadas aos vasos sanguíneos e passam para outros órgãos, elas conseguem se proliferar e formar células malignas ali.

Os tipos de câncer mais propensos a metástase são mama, próstata, pulmão, rins, colorretal, pâncreas, fígado e tireoide.

A resposta para o questionamento sobre câncer com metástase, e se ele tem cura, é muito relativo. É possível que uma única célula que sobreviva aos tratamentos, seja capaz de se alojar em um órgão ou tecido, trazendo de volta a doença.

Para evitar a metástase, é preciso que o câncer comece a ser tratado ainda no início da doença, com radioterapia e/ou quimioterapia. Portanto, fique sempre atento aos sinais do seu corpo e invista na prevenção.

Prevenção de metástase
A detecção precoce do câncer primário é a forma mais eficaz de prevenir a formação de uma metástase. Quando o câncer é removido em seus estágios iniciais, o risco de que ele libere células-filhas na circulação, com capacidade de se espalhar para outros locais do corpo, é muito menor.

O tempo de vida após desenvolver a metástase óssea varia com o tipo de câncer (de 6 meses até vários anos).

Os exames utilizados para detecção de metástases normalmente são o RX tórax e a ecografia abdominal (muitos médicos preferem as tomografias contrastadas de tórax e abdômen pela maior sensibilidade) e a cintilografia óssea.

O coração físico pode até não ter câncer, o espiritual não somente trás pro coração mais também para todo corpo.

Câncer de mama se espalha mais rápido durante o sono, mostra estudo; entenda.

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver.

No caso do câncer do estômago e do intestino, os gânglios linfáticos, o fígado e o peritônio vão ser os principais locais de surgimento de metástase. No câncer de próstata, os gânglios linfáticos e os ossos.

De acordo com França, o câncer de pâncreas é um tumor que cresce rapidamente e de forma silenciosa, dificultando sua detecção e as chances de cura. Sem tratamento, ele tende a se espalhar por outras partes do corpo, causando a chamada metástase.

Os pacientes com metástase cerebral de tumores surgidos na mama que foram diagnosticados entre 2001 e 2003 viveram de 10 a 11 meses, enquanto os que tiveram a doença identificada uma década depois viveram de 20 a 34 meses.

Câncer primário e câncer metastático
O câncer primário ocorre quando todo o processo descrito se inicia no órgão afetado. Por exemplo, o câncer do esôfago teve início no próprio esôfago. Porém se a doença se espalhar para outro órgão, ele passa a ser o câncer metastático (de esôfago).

O tratamento e, consequentemente, as limitações dependem do tipo de câncer, mas nada impede que a pessoa continue com suas atividades corriqueiras, como trabalhar, passear ou praticar atividades físicas. “Há pacientes cujos amigos nem sabem que estão em tratamento”, diz a médica.

O câncer avançado é caracterizado por um dos seguintes aspectos: Dor, sintomas constitucionais, problemas psicológicos, obstrução, sangramento e/ou compressão.

O processo da metástase acontece da seguinte forma: as células cancerosas invadem um tecido sadio. Depois de um período, passam através de paredes de vasos sanguíneos ou linfáticos que estejam por perto. Em seguida, movem-se por meio do sistema linfático e sanguíneo para outras regiões do corpo.