O que causa a má oclusão?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Não correspondência de tamanho entre mandíbula e dentes. Hábito de chupar o dedo e/ou a deglutição atípica. Perda de dentes. Certos defeitos de nascença da mandíbula.

Como tratar a má oclusão? Os tratamentos ortodônticos que visam resolver o problema da má oclusão estão relacionados ao uso de aparelhos fixos ou móveis. Entretanto, nos casos mais graves, podem ser necessárias cirurgias corretivas ou a extração de alguns dentes.

Existem 4 tipos principais de maloclusões, sendo elas: mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida e apinhamento.

Os determinantes da oclusão podem ser divididos basicamente em dois grupos: Determinantes Fixos e Determinantes Variáveis. Os Fixos são determinantes constantes, inalteráveis por intervenções odontológicas (angulação da guia condilar, morfologia da parede mesial da fossa mandibular e distância intercondilar).

Uma oclusão traumática pode ser detectada através de exame clínico com o especialista e exames complementares, como radiografias. Em caso de desconforto ao mastigar, dor e cansaço na face ao acordar pela manhã, o especialista deve sempre ser consultado.

Numa oclusão dentária correta, observamos que as peças da arcada superior cobrem ligeiramente os dentes da arcada inferior, permanecendo estes últimos ocultos na zona anterior da cavidade oral.

O paciente com oclusão dental normal tem boa mastigação, não forçando nenhum lado a mais que outro. Também não possui desgaste em nenhum dente e todos os dentes superiores tocam os dentes inferiores correspondentes.

A má oclusão dentária pode ser classificada de acordo com a característica do desalinhamento:

  • Sagitais. Quando o desvio se dá na linha horizontal, uma das arcadas está deslocada para frente ou para trás.
  • Verticais. ...
  • Transversais. ...
  • Cirurgia ortognática. ...
  • Ortodontia. ...
  • Recontorno dos dentes. ...
  • Facetas dentárias.

O tratamento da -oclusão de Classe II normalmente pode ser iniciado em final de segunda fase de dentição mista ou dentição permanente precoce, obtendo-se resultados semelhantes àqueles obtidos caso o tratamento fosse iniciado precocemente, em primeira fase de transição da dentição mista.

A boa oclusão dentária é importante para a saúde e a estética do sorriso. A boa oclusão dentária traz benefícios para a saúde, para as articulações têmporo mandibulares, para a harmonia facial e para todas as funções orais (mastigação, a fala e estética do sorriso).

Diversos fatores podem contribuir para uma abertura entre as fileiras superior e inferior de seus dentes. O uso prolongado de chupeta, chupar o polegar e empurrar a língua (empurrar a língua contra os dentes da frente ao engolir) pode causar uma mordida aberta anterior.

O ajuste oclusal pode ser definido como uma modalidade de tratamento onde são realizados desgastes e/ou acréscimos de material nos dentes, produzindo contatos oclusais simultâneos harmonizando as relações entre as cúspides com o objetivo de equilibrar o estresse oclusal(BOUCHER,1994).

A -oclusão é um desvio da normalidade da oclusão, o modo como as arcadas dentárias se conectam, e pode se desenvolver devido à fatores genéticos, ou uma combinação dos fatores genéticos com hábitos deletérios, como respiração bucal, ou sucção não nutritiva de dedo, chupeta ou bico da mamadeira.

A má oclusão Classe I de Angle é caracterizada por uma relação anteroposterior normal nos molares, que pode ou não estar acompanhada por alterações esqueléticas - nos planos vertical ou transverso - ou dentárias.

Classificação dos fatores etiológicos da má oclusão
Fatores extrínsecos – aqueles gerados pelo meio ambiente (ex: hábitos de sucção deletérios).

A maloclusão está geralmente confinada aos dentes anteriores. ocorre a protrusão dos incisivos superiores que apresentam uma inclinação axial labial. A forma da arcada se assemelha a um "V", está geralmente associada com funções musculares anormais, respiração bucal ou hábitos de sucção de dedo ou língua.

A oclusão nada mais é do que o contato que nossos dentes superiores têm com os dentes inferiores ao fecharmos a boca. O ideal é que o arco dentário superior seja um pouco maior que o inferior, ou seja, que os dentes de cima encubram ligeiramente os de baixo.

A oclusão dentária indica o contato entre a parte superior e inferior da arcada dentária. Dessa forma, os dentes ficam alinhados e o encaixe é considerado adequado.

Como identificar o problema de mordida profunda? Como vimos, se os dentes superiores cobrem mais de um terço dos dentes inferiores, é hora de ficar alerta. Se o espaçamento horizontal entre os dentes da arcada superior e da arcada inferior estiver entre 2 e 3 milímetros, a mordida é considerada regular.

De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, quando a arcada superior se encaixa um pouco à frente da inferior. Porém, essa condição não é tão comum assim, pois alguns hábitos simples podem ser suficientes para desalinhar o sorriso.

Sendo assim, essa pergunta pode ter inúmeras respostas, mas há quem diga que o custo médio da cirurgia ortognática é entre R$ 13.000,00 a R$ 30.000,00, dependendo do tipo de cirurgia, dos profissionais envolvidos e do hospital realizado.