O que causa a hemoglobina C?

Perguntado por: vcrespo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A hemoglobina C foi detectada por causa da migração lenta na eletroforese alcalina em acetato de celulose, consequência da substituição dos aminoácidos, não se separando da fração A2 (Hb A2). Pode ser separada na eletroforese ácida e na focalização isoelétrica.

A doença falciforme (DF) é uma desordem genética caracterizada pela presença da hemoglobina S (HbS), em homozigose (HbSS), se constitui a anemia falciforme (AF) e, heterozigose em associação com hemoglobina C, é definida por hemoglobinopatia SC (HbSC).

O exame que serve para detectar as alterações da hemoglobina é chamado “eletroforese de hemoglobina”. Se uma pessoa tem “traço falciforme” ou “A ”, isso quer dizer que ela herdou um gene de hemoglobina normal “A” de um dos pais e um gene alterado “ ” do outro.

- Homens: 14 a 18 g/dL; - Mulheres: 12 a 16 g/dL; - Grávidas: 11 g/dL.

– Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais freqüente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo.

Algumas complicações raras são: rabdomiólise e morte súbita com atividade física extenuante ou prolongada (ex: treinamento militar ou atletas de competição), hifema traumático (hemorragia na câmara anterior após trauma ocular), hematúria, câncer renal e infarto esplênico em altitudes elevadas.

Por exemplo, é preciso evitar ambientes com grande exposição ao frio e, caso estejam nesses locais, é preciso que estejam bem agasalhados para evitar a falcização das hemácias.

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Eles perdem a forma de disco, ficando enrijecidos e deformados, tomando a forma de foice - daí vem o nome da doença.

A major, por sua vez, é a mais preocupante, e pode gerar problemas como atrasos no crescimento e aumento do baço. Os principais sintomas da talassemia são cansaço, fraqueza, palidez, icterícia, alterações no baço, distúrbios no crescimento, problemas nos ossos e abdome desenvolvido.

Quando uma pessoa tem dois genes de hemoglobina S (Hemoglobina SS), a doença é chamada de Anemia Falciforme (AF). Este é o tipo mais comum e, geralmente, o mais grave.

Após um teste de triagem para a hemoglobina falciforme, o diagnóstico de anemia falciforme é confirmada pela eletroforese de hemoglobina. Hemoglobina S compreenderá usualmente 85-98% de hemoglobina.

Diagnóstico de anemia falciforme
Eletroforese da hemoglobina, outro exame de sangue, também é realizada. Na eletroforese, é usada uma corrente elétrica para separar os diferentes tipos de hemoglobina e detectar, assim, hemoglobina anormal.

O diagnóstico confirmatório da doença falciforme é realizado pela detecção da HbS e da sua associação com outras frações, assim, a técnica mais eficaz é a eletroforese de hemoglobina em acetato de celulose ou em agarose, com pH variando de 8 a 9.

O resultado normal de uma eletroforese de hemoglobina mostrará apenas a presença de hemoglobina A. Resultados anormais: Se o resultado da eletroforese mostrar a presença de outras formas de hemoglobina, além da hemoglobina A, pode ser indicativo de uma condição hereditária como a Anemia Falciforme ou Thalassemia.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias.

Laboratorialmente, definimos anemia como hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres ou 13 g/dl em homens. Na gravidez existe anemia relativa, por hemodiluição, além daquela por carência nutricional, principalmente, por deficiência de ferro e ácido fólico.

Anemia é a diminuição do número de eritrócitos, conforme medido pelo teor de hematócritos ou hemoglobina nos eritrócitos. Em homens, define-se anemia como qualquer um dos seguintes: Hemoglobina < 14 g/dL (140 g/L) Hematócrito < 42% (< 0,42)