O que causa a fome e a miséria?

Perguntado por: ufelix4 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

São causas da fome no mundo as questões econômicas, como o desemprego e a inflação; políticas, como os conflitos militares; e naturais, como as catástrofes climáticas.

O problema da fome relaciona-se à falta de comida disponível para as pessoas ou na impossibilidade de se conseguir ter acesso ou comprar alimentos. Assim sendo, a fome no mundo está relacionada com a questão econômica, vinculada diretamente à miséria que algumas pessoas e boa parte dos países sofrem.

Há muitas consequências decorrentes da insegurança alimentar e da fome. Segundo especialistas consultados pela CNN Brasil, elas envolvem problemas de saúde que se transformam em mazelas sociais, econômicas e educacionais e podem ser irreversíveis, sobretudo nas crianças.

“Para acabar com a fome é preciso um desafio triplo: produzir e consumir de forma mais sustentável, reduzir as desigualdades no acesso aos recursos e diminuir a volatilidade dos preços dos alimentos”, conclui o relatório.

“Para acabar com a fome no país, temos a solução. É a reforma agrária: desapropriação de latifúndio, produção de alimento saudável e fortalecimento da agricultura familiar”, afirma Alexandre Conceição, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Partindo dessa premissa, trouxemos abaixo as principais causas da desigualdade social, especialmente na perspectiva da realidade brasileira.

  • Má distribuição de renda.
  • Acesso à educação deficitário.
  • Administração ruim dos recursos públicos.
  • Investimentos governamentais insuficientes.
  • Não garantia de serviços básicos.

Quais são os tipos de fome?

  1. Fome orgânica ou fisiológica. Essa é a chamada fome “real”, aquela que surge da própria necessidade de ingestão de nutrientes para o organismo. ...
  2. Fome Social. ...
  3. Fome específica. ...
  4. Fome emocional. ...
  5. Fome situacional.

A fome é o resultado de uma exclusão que é no mínimo tolerada por amplas parcelas da população. As necessidades e penúrias de quem passa fome são colocadas de lado, politicamente apagadas por todos aqueles que se beneficiam com o problema.

Causas da pobreza
Fatores socioculturais: reduzida instrução, discriminação social relativa ao gênero ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população. Fatores naturais: desastres naturais, climas ou relevos extremos, doenças.

Principais causas da pobreza no Brasil

  • acentuada concentração fundiária;
  • acelerado processo de urbanização;
  • êxodo rural das populações do campo;
  • falta de investimento em educação;
  • grande número de trabalhadores informais;
  • grande concentração de renda;
  • insuficiência de políticas de combate à pobreza.

Podemos separar três tipos de miséria: a miséria material, a miséria moral e a miséria espiritual", explicou.

O conceito de fome, no Brasil, utilizado por diferentes setores da população, abarca desde aquela sensação fisiológica ligada à vontade de comer, conhecida de todos nós, até as formas mais brutais de violentação do ser humano, ligadas à pobreza e à exclusão social.

A fome é a privação de uma alimentação de qualidade, nutritiva e suficiente durante todo o ano, geradora de malnutrição e/ou desnutrição. Provoca mal-estar físico e psicológico e tem impacto no desenvolvimento, na mortalidade infantil e na esperança média de vida das populações.

No mundo, são 735 milhões de pessoas passando fome e 2,3 bilhões em situação de insegurança alimentar. Segundo o relatório, o Brasil tem 10 milhões de pessoas desnutridas.

Formas de lutar contra a pobreza

  1. #1 Acabar com a fome e a desnutrição. ...
  2. #2 Cuidados de saúde universais. ...
  3. #3 Adaptação às alterações climáticas. ...
  4. #4 Acesso universal a uma educação de qualidade. ...
  5. #5 Aumentar o investimento no desenvolvimento de regiões e comunidades empobrecidas. ...
  6. #6 Combater a desigualdade de género.

Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional — Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A partir de uma proposta de política nacional de segurança alimentar, decorrem algumas ações decisivas: o mapeamento da fome no País (Mapa da Fome), a elaboração de um Plano de Combate à Fome e à Miséria e a criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA).

Causas

  • Má distribuição de renda.
  • Má administração dos recursos.
  • Lógica de acumulação do mercado capitalista (consumo, mais-valia)
  • Falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação.
  • Falta de oportunidades de trabalho.
  • Corrupção.