O que causa a falta de vitamina B1 no organismo?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

A causa principal de beribéri é a deficiência de vitamina B1, que ocorre, na maior parte dos casos, por uma alimentação incorreta, com consumo excessivo de carboidratos simples ou abuso de bebidas alcoólicas.

Os fatores de risco mais comuns associados à deficiência de tiamina são: o percentual de perda de peso, a persistência de sintomas gástricos (náuseas e vômitos), a não adesão ao acompanhamento nutricional, a redução de albumina e transferrina, a presença de complicações pós-operatórias e a presença de bypass ...

Isso ocorre porque a falta de B1 no organismo, por um período prolongado, leva à morte de neurônios e outras células, comprometendo funções de diferentes regiões do cérebro, inclusive o hipocampo, estrutura responsável pela constituição de novas memórias.

Para quem o cloridrato de tiamina é indicado? É destinado ao tratamento e prevenção da carência de vitamina B1 em grupos mais sensíveis à deficiência desse micronutriente, como indivíduos dependentes de álcool, idosos e pessoas com problemas crônicos de absorção intestinal.

Sintomas da deficiência de tiamina. Os sintomas iniciais de deficiência de tiamina são indeterminados. Incluem cansaço, irritabilidade, perda de memória e de apetite, distúrbios do sono, desconforto abdominal e perda de peso.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Depressão e ansiedade
A falta de vitamina B6 apresenta sintomas como irritabilidade, ansiedade, alterações de humor, insônia e fadiga, enquanto a deficiência de vitamina B12 pode afetar a produção de neurotransmissores e levar a sintomas como tristeza, apatia, falta de energia e desânimo.

A tiamina é chamada de vitamina B1 por ter sido a primeira vitamina do complexo B a ser descoberta pelos cientistas. A deficiência desta vitamina pode causar a doença beribéri que tem como sintomas: cansaço, perda de apetite, irritabilidade e distúrbios do sono.

A Tiamina (vitamina B1) é um nutriente encontrado tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal. Sua manutenção é feita por meio da ingestão regular de alimentos, como legumes verdes, frutas, peixes, fígado, carne vermelha (principalmente a carne de porco), salsichas, legumes secos e os cereais integrais.

A vitamina D é muito importante para a saúde dos ossos e músculos. Quando está em níveis baixos no nosso organismo, pode acarretar desconforto nas articulações, na estrutura óssea e dores musculares. Dores na coluna lombar também são muitos comuns em casos de pessoas com vitamina D baixa.

A vitamina B12, assim como a B2, B6 e o ácido fólico, também desempenham funções na manutenção de vias metabólicas dentro das células. A falta de tais nutrientes impede o início do processo de produção de energia.

Vitamina D e dores musculares
Dor nos ossos e vitamina D; Falta de vitamina D e dor nas articulações.

Mantém cabelo e unhas saudáveis
A Tiamina auxilia na manutenção do bom funcionamento da circulação sanguínea e, por desempenhar papel importante como antioxidante, protege do envelhecimento, também, os cabelos e as unhas, mantendo ambos fortes e saudáveis.

Vitamina B1 - Tiamina
A Tiamina é importante para o auxílio de: Proteção do sistema nervoso; Estímulo do apetite; Fortalecimento do coração e da musculatura do corpo.

A vitamina B12 possui um importante papel na formação da bainha de mielina, a capa gordurosa que envolve e protege os nervos, favorecendo também a transmissão de impulsos nervosos entre as células nervosas.

Levedura de cerveja

1 Levedura de cerveja em pó: A levedura de cerveja em pó é o alimento que mais contém Vitamina B1. Cada 100 gramas do seu consumo contém cerca de 14,5 mg de vitamina B1.

O cloridrato de tiamina deve ser ingerido com água ou um pouco de líquido. A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos ao dia, ou a critério médico.

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas. Contudo, há solicitações específicas de exames para detecção de taxas de concentração da vitamina no organismo.

Melhor horário para tomar vitamina do Complexo B
O melhor horário para tomar vitaminas é perto ou junto com as principais refeições. Consumir vitaminas dentro desse horário melhora a absorção, garantindo um melhor aproveitamento.

Como as carnes bovina, aves e suínos. Essa vitamina também pode ser ricamente encontrada em leguminosas, vegetais, gérmen de trigo, melaço, lêvedo de cerveja, cereais integrais e sementes oleaginosas.