O que causa a falta de segurança pública?

Perguntado por: ogouveia4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os estudos acerca das causas da falta de segurança sugerem fatores complexos como a pobreza, desigualdade, cultura, história, etnia, desemprego, religião e disputas de território. Normalmente são problemas transversais com soluções de longo prazo, que derrapam na efemeridade das sucessões de governantes.

MORTES DE POLICIAIS E DE CRIMINOSOS EM CONFRONTOS, ASSALTOS, SEQUESTROS, TRÁFICO DE DROGAS. SÃO TODOS PROBLEMAS QUE O BRASIL ENFRENTA QUANDO O ASSUNTO É SEGURANÇA PÚBLICA.

Enfrentar a impunidade dos crimes contra a vida: (i) priorizar a redução dos homicídios, preservando a vida; (ii) criar um indicador nacional de esclarecimento de homicídios; (iii) orientar a oferta de recursos públicos federais de acordo com metas de redução de homicídios.

Como vimos, mais armas circulando não garante segurança, potencializa desentendimentos, incrementa as taxas de homicídio; mas, ao mesmo tempo, permite que o Estado lave suas mãos, uma vez que a responsabilidade por proteção se torna cada vez mais individual e menos coletiva.

A população penitenciária do Brasil cresce de maneira veloz: temos hoje mais de 700 mil pessoas detidas. Temos o crescimento mais veloz de população encarcerada do mundo. E quem são esses presos? São aqueles mesmos dos homicídios: são negros, são pobres, de baixa escolaridade”, diz.

A má distribuição de riquezas, as crises econômicas, a destruição de sentimentos virtuosos são algumas das causas da criminalidade. A miséria é a pobreza levada ao máximo da intensidade. É a condição daqueles que tem ainda menos ou nada. Figurando dentro das mínimas condições de sobrevivência ou dignidade.

Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições da administração da justiça criminal, a violência policial, a ineficiência preventiva ...

As causas para a violência no Brasil possuem natureza estrutural e sistêmica. São exemplos as profundas desigualdades sociais, a falta de oportunidades para as camadas mais pobres da população, a ausência e a negligência do Estado, o sistema judiciário falho, o aumento da circulação de armas e o tráfico de drogas.

Por meio do investimento na melhoria de espaços públicos para estimular a circulação das pessoas pela cidade, o que contribui para o aumento da sensação de segurança. Isso pode ser executado por meio de serviços de iluminação pública, conservação de vias, parques e praças e pela coleta regular de lixo, por exemplo.

A Segurança Pública é uma das atribuições do Estado para garantir à população as condições de produtividade, qualidade de vida e confiança para trabalhar, empreender, investir, gastar, construir a própria carreira, constituir família e viver uma vida feliz.

Violência e saúde: jovens são os mais atingidos pela falta de segurança.

As secretarias de segurança pública (SSP) são responsáveis, no âmbito estadual, pela manutenção da ordem pública de cada estado. Fazem isso através da administração das forças policiais e de outras instituições – que variam de acordo com as iniciativas de cada estado.

A participação da Sociedade tem se mostrado eficiente nos lugares onde já foi implantado o policiamento comunitário promovendo um sucesso junto a condução da segurança pública, porque teve a capacidade de integrar policiais e comunidades em prol de um objetivo comum, pois os insucessos estão mais ligados a mau ...

No plano de governo de Bolsonaro, foram apresentados oito pontos para “reduzir os homicídios, roubos, estupros e outros crimes: 1º Investir fortemente em equipamentos, tecnologia, inteligência e capacidade investigativa das forças policiais, 2º Prender e deixar preso!

O objetivo da política de segurança pública é o alcance e a manutenção dessa estabilidade de um modo, ao mesmo tempo, eficaz e respeitador dos direitos fundamentais (KAHN, 2002, p. 5).