O que causa a falta de magnésio no corpo?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A principal causa de deficiência de magnésio seria o grande consumo de alimentos rápidos e processados que incluem fast food e comidas industrializadas, além de açúcar, refrigerantes, bebidas com cafeína e até mesmo carne. Muitos deixam de consumir alimentos saudáveis como frutas e legumes que são ricos em magnésio.

Tucumã

A fruta considerada mais rica em magnésio no Brasil é o Tucumã, com 121 mg em cada 100g, encontrada na região Norte do país.

Ter uma alimentação balanceada, rica em frutas e legumes, é suficiente para suprir os 420 mg de magnésio necessários pelo organismo diariamente. Amêndoas são alimentos ricos em magnésio. Portanto, devo consumir esse alimento diariamente em grandes quantidades.

O teste do magnésio é usado para quantificar os níveis de magnésio no sangue. Níveis anormais de magnésio observam-se mais frequentemente em condições ou doenças que provocam deficiência ou excreção excessiva de magnésio pelos rins, ou que provocam uma absorção anormal (deficiência) de magnésio nos intestinos.

A suplementação de magnésio é indicada para mulheres para ajudar a diminuir as cólicas e outros sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

Magnésio quelado
É quando o magnésio está ligado a aminoácidos (principalmente a glicina, ou bisglicinato), aumentando sua biodisponibilidade e absorção. Por isso, é bom para suprir deficiências de magnésio.

pacova

A banana ideal para evitar câimbras é a pacova
As bananas contém boas quantidades desse mineral e podem ser uma das fontes da sua dieta. A banana pacova é a mais rica em magnésio, seguida respectivamente pelas bananas ouro, figo, da terra, prata, maçã e nanica.

O ingrediente quelato apresenta alto teor de magnésio e uma das formas mais biodisponíveis, absorvíveis e seguras de magnésio. Normalmente indicado para indivíduos que precisam superar deficiências de magnésio na alimentação.

O cloreto de magnésio não é indicado, principalmente, para pessoas que apresentem:

  • insuficiência renal;
  • desidratação;
  • diarreia preexistente;
  • úlceras.

vitamina B6

A vitamina B6 tem um papel importante na proteção dos neurônios e na produção neurotransmissores, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso. A combinação de magnésio e vitamina B6 potencializa a absorção do magnésio no organismo, oferecendo mais saúde e bem-estar.

Normalmente, o nível de potássio se torna baixo, porque muito se perde pelo trato digestivo devido a vômitos, diarreia ou uso excessivo de laxantes. Às vezes potássio em excesso é excretado na urina, geralmente por causa de medicamentos que fazem os rins eliminarem o excesso de sódio, água e potássio (diuréticos).

Para o tratamento de artrose e artrite o cloreto de magnésio é um dos suplementos minerais mais importantes e fundamentais para o tratamento.

A deficiência de magnésio deve ser solucionada com reposição, e a via de reposição depende da gravidade do distúrbio. Em pacientes sintomáticos como aqueles com arritmias,tetania e convulsões, sobretudo em hemodinamicamente instáveis, a reposição deve ser endovenosa.

Pode tomar magnésio todos os dias? A recomendação de consumo do suplemento de magnésio para atingir os benefícios do nutriente para a saúde ou corrigir inadequações e deficiências é diário. O consumo do suplemento na dosagem de 200 a 350 mg é seguro e pode ser realizado diariamente.

Os benefícios da suplementação de magnésio podem ser obtidos logo após os primeiros dias de uso. Mas, para isso, é importante estar atento às suas necessidades individuais e acertar sua dose diária.

Magnésio - R$9,00 - Labi Exames.

A recomendação da ANVISA sobre a ingestão diária de magnésio para os adultos é de 260 mg ao dia1. Contudo, os adultos podem consumir até 350 mg de magnésio diariamente2.