O que causa a falta de ferro no organismo humano?

Perguntado por: oantunes3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A deficiência de ferro geralmente resulta da perda de sangue em adultos (incluindo sangramento da menstruação) mas, em crianças e gestantes, pode resultar de uma dieta inadequada. A anemia se desenvolve, fazendo com que as pessoas fiquem pálidas e sintam-se fracas e cansadas.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos ...

Como a vitamina C ajuda a promover a absorção de ferro, muitos médicos a recomendam como um suplemento ao ferro oral para o tratamento da anemia ferropriva (os valores de referência do hemograma e ferritina são compatíveis com os usados no Brasil).

damasco

As frutas secas são especialmente ricas em ferro, como o damasco (2,7 mg/100 g) ou a ameixa seca (0,90 mg/100g). O caqui também se destaca por sua quantidade de ferro. Esta deliciosa fruta contém 2,5 mg de ferro a cada 100 g. Além disso, tem muita vitamina C, que favorece a absorção desta mineral.

A absorção do ferro, de uma maneira geral, ocorre em nível de intestino delgado, especialmente no duodeno, porém, tem sido relatado na literatura científica que o intestino grosso também possui capacidade absortiva de alguns minerais.

Pode estar elevada em condições como hepatopatias, alcoolismo, malignidades, doenças infecciosas e inflamatórias (ex artrite reumatoide), hipertireoidismo, infarto agudo do miocárdio, doença renal avançada e sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose)1,2.

Além disso, alguns alimentos reduzem a absorção de ferro, como os chás pretos, que contêm substâncias que se ligam ao ferro da dieta e impedem sua absorção pelo corpo. Condições como a doença celíaca ou a doença de Crohn e até mesmo alimentos, como o chá preto, podem interferir na absorção de ferro pelo corpo.

Nesse ponto, os “estoques” do elemento no organismo já terão sido consumidos e os sinais da condição começarão a surgir.

  1. Exaustão e cansaço excessivo. ...
  2. Palidez da pele. ...
  3. Inchaço dos tornozelos. ...
  4. Coração acelerado. ...
  5. Queda de cabelo. ...
  6. Alterações no paladar.

Revisar a dose utilizada de ferro elementar – dose alvo de 100 a 200 mg/dia (4 a 5 comprimidos de sulfato ferroso 40 mg) e tempo de tratamento. A resposta esperada é de um aumento aproximado de 1 g/dl na dosagem de hemoglobina em 4 semanas.

Resultados entre 65 mcg/dL e 175 mcg/dL para homens e entre 50 mcg/dL e 170 mcg/dL para mulheres estão dentro da faixa normal. Resultados acima de 175 mcg/dL para homens e de 170 mcg/dL para mulheres indicam ferro alto e também devem ser acompanhados por um médico.

O ferro intravenoso pode ser usado em pessoas cujo trato gastrointestinal é incapaz de absorver adequadamente o ferro ou naqueles que não conseguem tolerar o ferro oral. Uma transfusão de sangue pode ser administrada se os níveis de Hb ou hematócrito (Hct) estiverem muito baixos.

"A hemoglobina é formada por vários nutrientes, não só ferro. Se o resultado do hemograma estiver alterado [para o ferro], tem de pensar nos outros [componentes]", explica a nutricionista funcional Camila Laranja. Outras carências associadas à anemia, segunda ela, são de vitamina A, vitamina B12, zinco e ácido fólico.

Baixos níveis de ferro no organismo podem gerar anemia com todos os sintomas relacionados a um quadro da doença, como intolerância a atividades físicas, cefaléia, fadiga muscular, entre outros.

A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

A reposição pode ser realizada com a administração de 2 ampolas (200 mg de Ferro) em 200 mL de soro fisiológico, em um tempo de infusão mínimo de 30 minutos, 2 a 3x/semana, com intervalo mínimo de 48 horas entre as aplicações.

Os feijões, nos seus mais variados tipos, ocupam o topo da lista dos vegetais fonte de ferro. A maioria dos feijões contém aproximadamente 5mg de ferro a cada 100g.

Suco de acerola, laranja e linhaça
Nesse suco, o alimento com maior quantidade de ferro presente em sua composição nutricional é a semente de linhaça. No entanto, a acerola e a laranja são frutas que possuem grandes quantidades de vitamina C, o que ajuda o organismo a absorver o ferro presente nas sementes de linhaça.