O que causa a falta de dinheiro?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Renda insuficiente ou inexistente: “a renda é o oxigênio das finanças”, explicam os autores. Mas a falta de renda pode ser resultado de questões que estão fora do controle das pessoas, como as constantes crises econômicas vividas pelo país.

5 problemas financeiros que muitas empresas enfrentam

  • Dificuldade de conseguir crédito. ...
  • Gestão ineficiente de fluxo de caixa. ...
  • Não execução de cortes de despesas. ...
  • Ausência de controle financeiro efetivo. ...
  • Mistura entre contas da empresa e dos sócios. ...
  • Conclusões.

O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.” Quando contratamos um empréstimo, estamos em dívida com alguém. Seja com um banco, uma financeira, uma loja ou até mesmo um parente. E por vezes nos tornamos servos dos nossos credores.

Salmo 15 - Para resolver vida financeira complicada
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo. A cujos olhos o réprobo é desprezado. mas honra os que temem ao Senhor. aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.

Confira a seguir:

  • Não registrar todas as movimentações.
  • Não fazer projeções financeiras.
  • Dispensar indicadores de desempenho.
  • Utilizar um sistema de gestão obsoleto.
  • Definir metas erradas (ou não as definir)
  • Não fazer a gestão tributária da empresa. Não dar atenção à gestão de reembolso de despesas.

O aumento generalizado da inadimplência pode afetar a relação entre concessão de crédito do empresário e seu cliente. O achatamento salarial, o desemprego, as grandes crises econômicas e naturais podem causar o aumento geral da inadimplência. Pior que não vender é vender e não receber.

A falta de um bom planejamento é a causa principal do descontrole financeiro. Isso porque grande parte das pessoas muitas vezes não entende como chegou naquela situação. Fazer o planejamento das finanças é pensar e analisar quais são as receitas e as despesas pessoais.

Uma cirurgia inesperada, um roubo de carro ou o falecimento de um dos chefes da família, que contribui com renda relevante para as despesas mensais, são situações que podem afetar de forma relevante os objetivos financeiros de toda a família.

Essa condição pode começar por diversas razões, e não somente por causa do consumo abusivo. Uma rotina de trabalho acelerada, por exemplo, é algo bastante comum: perante a dificuldades de conciliar obrigações pessoais e profissionais, algumas pessoas acabam, involuntariamente, sendo descuidadas com as suas dívidas.

Para sair do zero e alcançar grandes conquistas, você deve trabalhar seu mindset, livrando-se das crenças limitantes. Também é importante deixar de conviver com pessoas negativas, que pouco ou nada têm a acrescentar no seu crescimento pessoal e profissional.

Mapeie todas as suas dívidas
Quando se está endividado, o primeiro passo para sair do vermelho é ter consciência do tamanho do problema. Portanto, liste todas as suas dívidas — atrasadas ou não. Por exemplo, parcelas nos cartões de crédito, prestações de financiamentos e empréstimos, carnês de lojas e contas da casa.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém. Senhor, quero sim pedir riqueza, prosperidade e dinheiro para viver bem. Pedimos, Senhor, que não nos deixes faltar o nada para viver bem e próspero. Senhor, aumenta em nós a confiança na tua providência e a boa sorte na vida.

O contentamento não depende da quantidade de dinheiro ou posses materiais. A Bíblia diz em Filipenses 4:12-13: “Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade.

Você atrasa o pagamento de suas contas com frequência
Se suas contas vivem atrasadas, este é um sinal de que sua saúde financeira não vai bem. Tente controlar seus gastos e ganhos para descobrir o porquê da dificuldade em cumprir os compromissos.

Dicas para atrair prosperidade

  1. Sair do papel de vítima. ...
  2. Planejar sua vida financeira. ...
  3. Sentir-se pleno. ...
  4. Não deposite sua felicidade em bens materiais. ...
  5. Altruísmo e doação.

A primeira simpatia para chamar dinheiro é uma velha conhecida dos supersticiosos: a canela. Neste caso, o recomendado é utilizar a versão em pó. No primeiro dia do mês, coloque um pouco de canela em pó nas mãos e fique na porta da entrada da sua casa.

O anjo da abundância também é nomeado como Abundia, Habone, Abundantia e Fulla. Na mitologia Romana, a Abundantia era conhecida como o ser divino da prosperidade e fartura.

Sem dúvidas, a pior consequência de um planejamento financeiro mal feito é a falência. No entanto, uma gestão equivocada também pode comprometer a capacidade de um negócio em dar lucros e se tornar desinteressante para possíveis investidores.

16 melhores apps para controle financeiro pessoal em 2023: veja o aplicativo de finanças ideal para você

  • Mobills – multiplataforma (app e web)
  • Organizze – layout fácil de entender.
  • Guia Bolso – soluções completas de gestão financeira.
  • Minhas Economias – 100% gratuito.