O que causa a falta de criatividade?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

A primeira e mais comum causa fisiológica do bloqueio criativo é o estresse, que é decorrência de um desgaste físico e emocional. Altos níveis de estresse podem afetar negativamente a capacidade criativa, pois a tensão e a pressão podem dificultar o processo de pensar de forma livre e espontânea.

O bloqueio criativo é entendido como uma falta de inspiração na hora de criar. Veio ao mundo como uma falta de inspiração para criar textos, mas hoje qualquer pessoa que trave na hora de criar alguma coisa chama isso de bloqueio criativo.

Para se manter criativo, é preciso pensar fora da caixa, criar o hábito de sair da sua zona de conforto, se expor a novos estímulos e explorar novas realidades constantemente. No entanto, essa inclinação natural à economia de recursos faz com que a maioria das pessoas se acomode aos padrões da sua rotina.

Exercícios podem te ajudar a desenvolver sua criatividade, estimulando, para além do raciocínio lógico, a nossa capacidade de perceber de forma muito rápida os problemas que estão ao nosso redor e suas possíveis soluções.

Os sintomas de um bloqueio criativo incluem a falta de inspiração, dificuldade em produzir ideias e o sentimento de que o trabalho nunca será bom o suficiente. Isso pode resultar em ansiedade e estresse, e pode afetar a autoestima e a saúde mental.

Ter referências é um dos principais modos de afastar o bloqueio criativo. Você pode conseguir isso ao criar pastas nas redes sociais, como o Instagram, e armazenar imagens de perfis seguidos e que contribuem na inspiração do trabalho. Da mesma maneira, é válido navegar por sites que trazem inspirações úteis para você.

Cores. Mesmo que você não saiba localizar o canto da criatividade na sua casa ou ambiente de trabalho, vale estimular a criatividade com cores. As cores do arco-íris estimulam o campo energético da criatividade. A sua cor preferida por perto também será inspiradora em detalhes de objetos ou em uma parede ou quadro.

Os resultados demonstraram que barreiras como falta de tempo e oportunidades, inibição, timidez e falta de motivação foram percebidas pelos participantes como obstáculos comuns que afetam consideravelmente sua criatividade, enquanto a repressão social relatou estar afetando sua criatividade em menor grau.

Também conhecidos como writer's block, o bloqueio criativo pode aparecer por diversos motivos e podem durar semanas, até mesmo anos.

A curiosidade é um aspecto fundamental do processo criativo. Funciona como um desencadeador de ideias e também como um mecanismo para gerá-las. Assim como a criatividade é uma competência inerente a todos nós, a curiosidade ou desejo de saber também faz parte da natureza humana.

"O desconforto atrapalha a criatividade. Um ambiente com menos estresse e pressão é mais propício para o desenvolvimento do indivíduo", diz. Empilhar papéis e não categorizar documentos são os maiores responsáveis pela bagunça na mesa de trabalho, de acordo com a organizadora pessoal Juliana Faria, da Yru Organizer.

Filmes, peças de teatro, literatura e jogos, por exemplo, são excelentes meios para se desenvolver isso com os pequenos. Podemos recorrer a atividades artísticas e brincadeiras sensoriais. Desenhos, leitura e escrita diárias são exercícios fundamentais para o processo de criatividade.

Vieira cita um dos gênios das artes ao falar de seu trabalho: “O maior inimigo da criatividade é o bom senso.” Pablo Picasso, 1973.

Wallas fala sobre os quatro estágios do processo criativo — preparação, incubação, iluminação e verificação — como uma delicada dança osmótica entre trabalho consciente e inconsciente.

Bloqueios culturais: Barreiras que impomos a nós mesmos, geradas por pressões da sociedade, cultura ou grupo a que pertencemos. Eles nos levam à rejeição do modo de pensar de pessoas ou grupos diferentes.

Como você expressa a sua criatividade?

  1. Através da forma como se veste. ...
  2. Pela decoração da sua casa. ...
  3. Pelas escolhas que faz no seu tempo de lazer. ...
  4. Pela forma como você lida com as suas relações mais próximas. ...
  5. Se conhecendo cada vez melhor e se aceitando.