O que causa a falta de concentração?

Perguntado por: mmedeiros . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Quais as causas da dificuldade de concentração? Pode acontecer por causa de diferentes motivos, incluindo depressão, estresse, tensão, fadiga, sobrecarga de trabalho, problemas emocionais e pessoais, ansiedade e deficit de atenção, um quadro bastante recorrente na infância.

Causas da dificuldade de concentração. Um dos primeiros fatores é o cansaço mental, normalmente aliado ao estresse. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ritmo de trabalho atual, com suas condições, obrigações e frequentes estímulos, ultrapassa os limites do corpo e da mente.

Em caso de dificuldade de concentração, consulte um médico neurologista ou psiquiatra para que o diagnóstico seja confirmado e receba um tratamento adequado.

A falta de foco faz com que a gente não consiga concluir as tarefas ou projetos. Quando perdemos o foco, perdemos também a capacidade de gerenciar aquela atividade que estávamos fazendo simplesmente porque achamos que conseguimos dar conta de várias coisas simultaneamente.

A dislexia, de acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), é “caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração”. Isso quer dizer que é um transtorno específico de leitura e escrita, podendo atrapalhar, em alguns casos, até a fala.

Saiba quando procurar um Psiquiatra

  • Falta de apetite ou compulsão alimentar;
  • Apatia constante;
  • Tristeza profunda;
  • Irritação excessiva;
  • Tremores, suor e vertigens pertinentes;
  • Inquietação e dificuldade de concentração;
  • Insônia frequente.
  • Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia.

8 dicas para manter a concentração na hora dos estudos

  1. Treine o seu cérebro.
  2. Evite distrações.
  3. Durma bem.
  4. Pratique exercícios físicos.
  5. Medite.
  6. Faça pausas.
  7. Organize o seu espaço de estudos.
  8. Ouça música.

Tem andado distraído? Confira 6 dicas sobre como ter mais foco e concentração em sua rotina

  1. 1) Organize seu ambiente de trabalho. ...
  2. 2) Desconecte-se por um tempo. ...
  3. 3) Estabeleça prazos para as tarefas mais complexas. ...
  4. 4) Nas horas vagas, medite. ...
  5. 5) Não deixe de praticar atividades físicas. ...
  6. 6) Tenha uma alimentação saudável.

Principais causas de esquecimento ou lapso de memória

  • Estresse e ansiedade. A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. ...
  • Depressão. ...
  • TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. ...
  • Privação de sono crônica. ...
  • Medicamentos.

A Ritalina aumenta os níveis de dopamina (o hormônio da motivação) e de noradrenalina. Então, através desta ação no Sistema Nervoso Central, quem usa esse remédio começa a sentir os efeitos que deseja, como: motivação, prazer, concentração e memória.

Excesso de distração, dificuldade de concentração é um dos sintomas mais típicos do do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção, com ou sem hiperatividade, que pode afetar tanto crianças e jovens quanto também adultos.

Os sintomas mais comuns de uma pessoa com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade são padrões comportamentais de desatenção, distração com facilidade, falta de concentração, foco em diversos estímulos ao mesmo tempo e inquietação — não consegue ficar quieta por um tempo mais prolongado.

A memória falhar é normal
Todos nós temos momentos em que nos esquecemos de um detalhe ou até mesmo os relembramos completamente diferentes da realidade. A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável.

Provavelmente seu problema está relacionado com ansiedade e também falta de treino em comunicação. Esse tipo de habilidade é possível de ser desenvolvida e melhorada com treino e auxilio profissional. Caso seja algo que atrapalhe muito sua vida, sugiro que busque ajuda psicológica.

Na primeira consulta, o psiquiatra pergunta ao paciente o que o levou até ali. Além disso, pede informações sobre ele e seus hábitos. Por exemplo: histórico de transtornos mentais na família, trabalho e relacionamentos. Esses detalhes são importantes para que o médico entenda o paciente.

São exemplos de exames solicitados com alguma frequência na prática clínica psiquiátrica: hemograma completo, creatinina sanguínea, transaminases hepáticas, exames urinários, exames toxicológicos, dosagens hormonais, eletrocardiograma, eletroencefalograma, tomografia e ressonância magnética de crânio.

Embora muitas vezes seja visto como um sinal de fraqueza, o choro pode ser a receita de um médico para resolver emoções represadas e se recuperar.

Mais foco: 7 exercícios para melhorar sua concentração

  1. Procure ambientes que oferecem menos distrações. Parece uma sugestão óbvia, mas você já tentou fazer isso? ...
  2. Pratique meditação. ...
  3. Faça exercícios físicos. ...
  4. Faça listas. ...
  5. Use mais sua memória. ...
  6. Divida tarefas grandes em várias partes. ...
  7. Estabeleça prazos para suas tarefas.

Onde fazer o teste para TDAH
O primeiro passo para fazer o teste para TDAH é agendar uma consulta com um profissional médico ou de saúde mental. Um diagnóstico clínico algumas vezes envolve a coleta de informações de várias fontes, incluindo professores, pais ou cuidadores.