O que causa a falta de alfabetização?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 2 de maio de 2023
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A falta de acesso à educação de qualidade, a pobreza, as desigualdades sociais, as barreiras culturais e linguísticas são algumas das principais causas do analfabetismo.

“Entre os principais desafios está a falta de compromisso da família com o processo de aprendizagem das crianças e a falta de interesse do próprio aluno em aprender”, explica.

Foi apontado pelos professores vários motivos que levam ao fracasso escolar: desinteresse por parte do professor, falta de acompanhamento da família, problema com a metodologia utilizada, desinteresse por parte do aluno, desrespeito com a singularidade, qualidade de vida e, problemas cognitivos do aluno.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

O aluno totalmente analfabeto e em faixa etária adiantada tem dificuldades de ordem econômica, de saúde, desmotivação.

A partir das conversas, foram elencados sete aspectos que mais interferem no trabalho de alfabetizar, sendo eles: quantidade excessiva de alunos em sala de aula; distorção idade-série; falta de apoio familiar; falta de atenção dos alunos; falta de recursos pedagógicos; carência de formação continuada; falta de apoio ...

Assim, fatores extraescolares, intraescolares, biológicos e psicológicos podem ser os responsáveis pelo insucesso escolar. O presente estudo objetiva identificar por meio de uma pesquisa bibliográfica, os fatores do cotidiano escolar que contribuem para existência do fracasso escolar na educação brasileira.

Assim como mencionado anteriormente, a dificuldade de aprendizagem é quando um aluno possui uma maneira diferente de aprender, mas não quer dizer que ele não tenha capacidade de aprender. Refere-se a um obstáculo, uma barreira, que pode ter origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional ou metodológica.

O Conselho de Classe é a instância legítima na escola para discutir o processo de avaliação, referendando ou alterando os resultados obtidos pelos alunos, e é composto pelos professores, coordenação e, quando necessário, direção da escola.

A dificuldade na escola pode estar relacionada a ansiedade, depressão, eventos estressantes, traumas emocionais e outras condições que afetam a concentração e tornam o aprendizado um desafio. Além disso, o TDAH e o autismo podem ser confundidos com dificuldades de aprendizagem.

5 DICAS PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

  1. 1ª – Observar os alunos durante as aulas:
  2. 2ª – Incluir atividades avaliativas durante a aula:
  3. 3ª – Ser criativo na hora de estimular a participação:
  4. 4ª – Avaliar caligrafia e escrita:
  5. 5ª – Testar a capacidade visual do aluno:
  6. REFERÊNCIAS.

Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada. Já uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles.

Dislexia. É um distúrbio com origem neurobiológica, caracterizada por dificuldades de reconhecimento de palavras, de soletração, decodificação, inversão de letras e números, lentidão na leitura e na escrita, consciência fonológica e problemas de memorização.

Como lidar com a dificuldade de aprender? Confira 4 dicas fundamentais

  1. Estabeleça uma rotina de estudos.
  2. Identifique as suas dificuldades.
  3. Evite procrastinar.
  4. Use a tecnologia a seu favor.

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

Resposta: dentre as razões da dificuldade docente em lidar com os desafios, está a mistificação das turmas, ou seja, as turmas multiseriada, e os comportamentos diferentes que cada criança traz consigo, sua singularidade.

Em sala de aula, desenvolver trabalhos e atividades pautados na colaboração é uma prática bastante rica para o alfabetizar letrando, haja vista que a cooperação entre as crianças é um meio eficaz para favorecer a troca de experiências e a discussão em contextos reais sobre práticas de leitura e escrita.