O que causa a Espremedeira?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Os bebês muito pequenos não têm uma maturidade adequada do intestino, não sabem usar adequadamente os mecanismos necessários para fazer cocô, portanto fazem força de forma ineficaz, pois não conseguem relaxar o intestino adequadamente. Isso gera um desconforto, dificilmente gerando dor forte.

Quando o bebê se espreme ou faz força não significa que ele está com cólicas. Essas situações são normais, principalmente nos bebês pequenos. Eles fazem força para evacuar e essas expressões não necessitam de nenhum manejo especial. Por isso, não se preocupe se o bebê se espreme muito, às vezes até ficando vermelho.

- Massagear a região abdominal estimula a evacuação e alívio da disquesia. - O choro do bebê é natural, afinal ele ainda não fala e não sabe dizer ao certo o que está sentindo. A força que ele faz para chorar pressiona a região abdominal e essa força resulta no trabalho dos músculos corretos para a evacuação.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

Crianças-lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia.

Deite-o sobre seu antebraço
Bebês com cólica costumam gostar muito dessa posição. Deite o recém-nascido de bruços sobre seu antebraço, enquanto faz movimentos circulares nas costas do seu filho. O carinho vai ajudá-lo a relaxar e a pressão na barriga ajuda a soltar os gases.

Não há necessidade de nenhuma intervenção dos adultos se o bebê estiver confortável, pois, além de despertá-lo completamente sem necessidade, podemos alterar o seu ritmo normal de sono atrapalhando o seu desenvolvimento normal. PORTANTO, RELAXE! Esses gemidinhos e sons são característicos dos bebês! Está tudo bem!

A disquesia (do grego dys = distúrbio, desarranjo + chézein = defecar) é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal do lactente em que ele pode sentir vontade de fazer cocô sem evacuar de fato, ou precisar de muito esforço e tempo para tal.

Aumente o consumo de frutas, vegetais e leguminosas
No caso de intestino preso, o consumo de certas frutas e vegetais pode contribuir para soltar o intestino do bebê. Isso ocorre nos alimentos com alta concentração de fibras.

Uma das dicas principais para evitar gases no recém-nascido é colocá-lo para arrotar logo após a amamentação. Para isso, sente-o no seu colo com a coluna ereta e a cabeça apoiada no ombro do responsável por cerca de 10 a 15 minutos.

Pode ser a disquesia do lactente. Seu bebê nasceu e poucos dias depois ela começa a demonstrar algum desconforto abdominal. Chora, se estica e se contrai todo e reclama bastante. Os pais, principalmente de primeira viagem, ficam muito preocupados e comumente chamam isso de cólica.

Como saber se o seu filho está sofrendo de disquesia? Você consegue observar quando seu bebê sente vontade de fazer cocô, faz muita força, fica vermelho, chora, geme, leva até 20 minutos para conseguir evacuar. Quando ele finalmente consegue, você perceberá que são fezes amolecidas e há alívio imediato dos sintomas.

Ele pode também, quando sentir vontade de fazer cocô, fazer muita força, ficar vermelho, chorar, gemer, levar até 20 minutos para conseguir evacuar, mesmo com as fezes moles. Isso tem nome científico: DISQUESIA. Pode acontecer em bebês que mamam só leite materno ou também nos que usam outro leite, e não é doença.

Seu bebê vai crescer, se desenvolver, amadurecer e aprender. A disquesia vai passar sozinha e ele vai fazer cocô normalmente, sem sofrimento, nem para ele e nem para você.

Qualquer coisa que o bebê ingere: qualquer coisa que o bebê esteja bebendo ou comendo além do leite materno pode estar causando gases. Isso inclui vitaminas, fórmula, chá, alimentos sólidos, suco, etc.

Abaixo, listamos as 5 principais classes de alimentos que mais causam cólicas em bebês.

  • Alimentos alergênicos. Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Vegetais crucíferos e grãos. ...
  • Cafeína. ...
  • Adoçantes industrializados.