O que causa a ectasia?

Perguntado por: mesteves . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Além disso, outras causas que aumentam o risco de desenvolver ectasia da aorta são sofrer de aterosclerose, hipertensão, diabetes, colesterol alto, estenose aórtica ou doenças genéticas relacionadas com o tecido conjuntivo, como Síndrome de Turner, Síndrome de Marfan ou Síndrome de Ehlers-Danlos.

Dilatação patológica de um vaso sanguíneo ou de um órgão oco. Elemento de composição que significa dilatação, alongamento, extensão.

A ectasia do ducto mamário é uma doença relativamente comum e que pode ser incômoda, mas não é grave. Essa é uma condição em que um (ou mais) ducto (s) de leite da mama se alarga(m), tornando as paredes mais espessas e gerando acúmulo de fluido nessa região.

A ectasia da aorta pode ser abdominal ou torácica, dependendo da sua localização, e pode evoluir para um aneurisma da aorta, quando ultrapassa 50% do seu diâmetro inicial.

O aneurisma é definido como uma dilatação focal de uma artéria, apresentando aumento de mais de 50% em relação ao diâmetro normal do vaso. Quando esse aumento não alcança 50% do diâmetro original, trata-se de ectasia.

Essa dilatação leva ao enfraquecimento de sua parede. Uma vez distendida, torna-se cada vez mais fina, com risco progressivo de ruptura. Por isso, o aneurisma da aorta é grave e requer acompanhamento periódico. A ruptura de um aneurisma da aorta requer intervenção imediata, pois há risco à vida.

Quando o paciente apresenta sintomas de aneurisma da aorta torácica, ele pode apresentar:

  • dor forte no peito;
  • dor nas costas;
  • dificuldade para respirar;
  • dificuldade para engolir;
  • tosse;
  • rouquidão.

Os sintomas típicos são dor (geralmente na região superior das costas), tosse e sibilos. Raramente, uma pessoa pode tossir sangue por causa de pressão sobre traqueia ou vias aéreas adjacentes ou devido a sua erosão.

A Ectasia Vascular Antral Gástrica (GAVE) é uma condição caracterizada por lesões vasculares geralmente localizadas no antro, tipicamente levando a sangramento oculto ou evidente.

Portanto, quem tem problema no coração deve, sim, praticar atividades físicas. Mas, é importante ter um acompanhamento médico constante, para avaliar as condições de saúde de cada paciente.

INTRODUÇÃO: As ectasias vasculares são dilatações de vasos já existentes no cólon que levam a lesões não neoplásicas, as quais não possuem características proliferativas ou regenerativas e, em maioria, são adquiridas com a idade.

Amamentação e paridade também são fatores associados em algumas séries. Níveis séricos elevados de prolactina também poderiam levar a ectasia ductal pelo aumento de secreção ductal – galactorréia - o que por sua vez levaria a maior chance de ocorrer processo inflamatório com fibrose e dilatação dos ductos mamários.

A ectasia é considerada difusa quando acomete mais de um segmento na mesma ou diferente artéria e localizada quando um único segmento arterial é acometido [4]. EAC é diagnosticada quando um segmento da artéria é maior que 1,5 vezes do diâmetro do segmento da artéria adjacente normal [5].

A ectasia ductal é uma doença benigna da mama, caracterizada histologicamente por dilatação dos ductos mamários associada à fibrose e inflamação periductal. Apresenta uma frequência maior em mulher na perimenopausa, podendo também ocorrer em homens e crianças.

A ectasia da artéria basilar (EB) é a dilataçäo do calibre em toda ou parte de sua extenspo, e/ou quando for anormalmente tortuosa em seu trajeto. As manifestaçöes clínicas säo decorrentes de compressäo de nervos cranianos, fenômeno isquêmico ou hemorrágico, síndrome de pseudo-tumor ou hidrocefalia.

1-3 O diâmetro normal da aorta ascendente é definido como < 2,1 cm/m², da aorta descendente como < 1.6 cm/m² e da artéria aorta abdominal como sendo inferior a 3,0 cm.

Ateromatose da aorta é uma condição em que ateromas provocam um processo degenerativo dessa artéria. Conforme os depósitos de gordura aumentam, diminui o espaço para a passagem do sangue oxigenado, prejudicando a nutrição das células do organismo.

Tipos de Aneurisma Cerebral

  • Aneurismas Saculares, que podem variar no tamanho, podendo ser de alguns milímetros até um centímetro;
  • Aneurismas Saculares Gigantes, que costumam ter mais de dois centímetros;
  • Aneurismas Saculares Múltiplos, que são herdados com mais frequência do que os outros tipos.

A ectasia da artéria coronária (EC) é definida como o aumento de um ou mais segmentos da artéria coronária epicárdica excedendo 1,5 vezes o segmento adjacente.

Apesar de ser minimamente invasiva, como qualquer cirurgia não é isenta de riscos. As complicações possíveis descritas deste procedimento são: Hematoma no local de punção na virilha. Complicações no acesso arterial, como dissecção e pseudoaneurisma.