O que causa a dor no calcanhar?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A dor no calcanhar pode ser causada por uma série de fatores, incluindo lesões, doenças e condições médicas. Algumas das causas mais comuns incluem tendinite do calcâneo, esporão do calcâneo, fascíte plantar, artrite, bursite, fratura do calcâneo, inflamação dos tendões, infecções e desgaste natural com a idade.

A dor no calcanhar logo de manhã é o grande indicador para o diagnóstico da fascite plantar, sendo a patologia confirmada pelo ortopedista através de uma ecografia ou de uma ressonância magnética ao pé. Estes exames permitem detetar a inflamação no calcâneo, indicando também o estado de desenvolvimento da patologia.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

O que acontece se não tratar a fascite plantar? Se a fascite plantar não for tratada, a dor pode se tornar crônica, limitar a atividade física e os afazeres diários. A falta de tratamento também pode levar à deformidades nos pés e à alterações na forma como andamos.

O tratamento da fascite plantar tem como objetivo reduzir a inflamação e aliviar a dor. Dependendo da fase e do estágio da doença, recomendam-se repouso, gelo e fisioterapia, além do uso de palmilhas ortopédicas que realizem uma melhor distribuição do peso corpóreo sobre os pés.

O primeiro passo para identificar a causa da dor no calcanhar será procurar um ortopedista especialista em pé.

Qual o melhor anti-inflamatório para esporão? Existem alguns anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) que podem ser utilizados para tratar o esporão nos pés, como o ibuprofeno, o diclofenaco e o naproxeno.

A bursite do tendão calcâneo é uma inflamação da bolsa cheia de líquido (bursa) localizada tanto entre a pele da parte de trás do calcanhar e o tendão calcâneo (chamada bursite posterior do tendão calcâneo), como na frente do ligamento do tendão calcâneo ao osso do calcanhar (chamada bursite anterior do tendão calcâneo ...

A ressonância magnética é o melhor exame para visualizar a fascite plantar e a intensidade do processo inflamatório , assim como descarta outras doenças na região do calcâneo.

A fascite plantar é uma doença que evolui favoravelmente na maioria dos casos. Cerca de 90% dos doentes melhoram significativamente nos primeiros dois meses de tratamento. No entanto, pode demorar algum tempo até aos sintomas desaparecerem de forma definitiva, em alguns casos até um ano.

O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.

Muita gente confunde as duas patologias, mas elas são diferentes. Basicamente, enquanto a fascite plantar inflama o tecido fibroso (fascite), o esporão é um crescimento do osso que causa protuberância óssea no osso calcâneo. Como esse crescimento acontece próximo à fáscia, muitos confundem os dois problemas.

POMADA MASSAGEADORA FISIO POWER 150g. Desenvolvido para ser utilizado nas massagens e aliviar dores decorrentes de má postura e esforço repetitivo, tendinite, bursite e outras inflamações localizadas como pernas, quadris, lombares, ombros e coluna, artrite, artrose, reumatismo, hérnia de disco.

Apesar de poucas vezes apresentar sintomas, o esporão do calcâneo pode estar associado a dores no calcanhar, assim como em outras áreas do pé e do tornozelo, porque muitas pessoas que desenvolvem essa protuberância óssea costumam ter também outros problemas ortopédicos.

O esporão ósseo é bem visto em radiografia do pé (em perfil) e tomografia computadorizada. Já a inflamação da fáscia plantar, pode ser melhor estudada por meio da ultrassonografia ou ressonância magnética.

O frio dificulta o fluxo sanguíneo e, com isso, prejudica o processo desinflamatório, causando mais dores do que em temperaturas mais quentes. Uma dica importante para quem sofre com esporão de calcâneo nos períodos mais frios é usar compressas de água quente.

A dor no calcanhar ao pisar não costuma ter um diagnóstico muito preocupante. A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

A dor no pé não costuma ter causas graves, sendo normalmente resolvida com repouso ou compressas no local. No entanto, há qualquer sinal de dor média ou intensa é importante ir até um médico ortopedista para investigar a possibilidade de alguma lesão ou problema mais grave na região dos pés.

Evidenciado através da prova pericial que o segurado do INSS, apesar do diagnóstico de fascite plantar, encontra-se apto para exercer, sem restrições, sua atividade de trabalho habitual (ajudante de entregas), resta descabida a concessão do benefício de auxílio-acidente.