O que causa a dor de facão?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Popularmente conhecida como 'dor de facão' ou de lado, ela é uma das queixas mais comuns entre corredores, principalmente os iniciantes. A causa da dor ainda não é compreendida completamente, mas pode estar ligada a diversos fatores, entre eles respiração inadequada, fadiga muscular e superaquecimento do corpo.

Dor de lado, dor desviada, dor de facão… Vários nomes para uma dor aguda que parece uma pontada forte abaixo da costela, e que normalmente acontece durante a corrida.

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?

  1. Alongamentos. Alongamentos que envolvem o pescoço relaxam os músculos e reduzem a dor e a tensão. ...
  2. Compressas de água morna. Aumentar a circulação sanguínea ajuda a relaxar os músculos e alivia a tensão nos ombros e no pescoço. ...
  3. Massagens. ...
  4. Exercícios. ...
  5. Travesseiro.

O baço fica localizado no abdômen, próximo às costelas do lado esquerdo do corpo. Está próximo a órgãos como o estômago e o pulmão.

Já a dor no flanco direito pode ser apendicite, uma inflamação no apêndice. O mesogástrio está localizado na região central do abdômen, onde está o umbigo. O principal órgão que se encontra sob esta região é o intestino delgado. "O mais comum nos casos de dor nessa região é uma hérnia umbilical.

A dor abdominal do lado esquerdo pode ser algo simples relacionado a má digestão ou excesso de gases, mas também pode ser algo mais complexo ligado aos órgãos internos dessa região como estômago e parte intestinal.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Deite com a barriga para cima sobre um colchonete, com as pernas esticadas. Em seguida, dobre uma de suas pernas em direção ao abdome, abraçando-a. Conte até 15 e repita o movimento com a outra perna. Esse exercício também pode ser realizado pelas mães em bebês que estejam com gases.

Lesões nos tecidos, como tensões musculares, são a causa mais comum de dor nas costas unilateral. Isso pode acontecer após você se machucar ao praticar esportes ou sofrer um acidente de carro. Embora possam causar dor central nas costas, as lesões nos tecidos costumam levar à dor totalmente concentrada em um lado.

  • Emulgel e Emulgelex.
  • Emplastro medicamentoso Voltaren Plast.
  • Cápsulas Moles.
  • VoltaNatura.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

Um nervo do pescoço inflamado pode causar uma série de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento e fraqueza. A compressão dos nervos do pescoço também pode gerar rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Confira aqui como aliviar a dor no pescoço de uma vez por todas

  1. Fazer massagem. ...
  2. Fazer alongamentos e exercícios para o pescoço. ...
  3. Usar uma compressa morna. ...
  4. Fazer acupuntura. ...
  5. Dormir com a postura correta. ...
  6. Ajustar a postura no local de trabalho. ...
  7. Relaxar para aliviar o estresse.

A cervicobraquialgia representa uma dor no pescoço que irradia para o ombro e/ou braço podendo ser unilateral ou bilateral. Nem sempre que estes sintomas se manifestam eles são indicação clara de que se trate de cervicobraquialgia, visto que outras patologias ortopédicas podem apresentar esta sintomática.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Causas musculares: A dor abaixo da costela esquerda também pode ser causada por tensão muscular ou lesões na região abdominal, como uma distensão muscular ou fratura da costela.

No entanto, se a dor na costela aparecer sem motivo, o paciente deve ficar mais atento e procurar um médico. Se a dor perdurar por mais de dois dias, isso pode ser sinal de costocondrite (inflamação na cartilagem), pleurisia (inflamação na pleura), fibromialgia (dor crônica), embolia pulmonar ou câncer.

Neurite Intercostal. A neurite intercostal é caracterizada como uma dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas. O sintoma mais comum é a dor no lado direito ou esquerdo do peito ao realizar movimentos com o corpo, como espirrar e tossir.

O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia. Apendicite pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum no adulto jovem e nos homens.

A dor do lado direito das costas perto da cintura pode ter várias causas, como má postura, lesões musculares, pedras nos rins ou hérnia de disco. É necessário identificar a origem dessa dor para tratá-la de forma adequada, além de evitar complicações.