O que causa a doença tricomoníase?

Perguntado por: aferrari7 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

O causador da tricomoníase é um parasita, o Trichomonas Vaginalis. O Trichomonas Vaginalis é um protozoário, encontrado com mais frequência na genitália feminina.

Os principais sintomas para detectar a tricomoníase são:

  1. Corrimento amarelado ou amarelo-esverdeada;
  2. Coceira;
  3. Odor forte e desagradável;
  4. Irritação vulvar;
  5. Dor;
  6. Dificuldade de urinar.

Sintomas da tricomoníase
Nas mulheres, a infecção geralmente começa com uma secreção vaginal de cor amarelo-esverdeada, espumosa, com odor de peixe. Em algumas mulheres, a secreção é discreta. A área genital pode ficar irritada e dolorida e pode haver dor durante as relações sexuais.

A tricomoníase é transmitida apenas pelo contato sexual, não sendo transmitida por fômites (por exemplo, objetos).

Assim, são fatores de risco para a infeção tricomoníase ou para a tricomoníase de repetição: promiscuidade sexual (vários parceiros sexuais), relações sexuais sem utilização de preservativo, história de outras infeções de transmissão sexual, infeção prévia de tricomoníase, imunidade diminuída (causada por outras ...

A tricomoníase é considerada uma IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) que acomete milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo. Essa enfermidade é causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis e tem cura por meio de tratamento medicamentoso.

O suco de romã e o banho de assento de vinagre de maçã, são bons exemplos de remédios caseiros que podem complementar o tratamento médico da tricomoníase, pois possuem propriedades antiparasitárias, que podem ajudar a eliminar o parasita responsável pela tricomoníase, que causa inflamação, corrimento e coceira.

O diagnóstico errado ou a falta de tratamento adequado à tricomoníase pode facilitar o aparecimento de outras doenças, como a doença inflamatória pélvica ou clamídia, que podem causar infertilidade feminina.

A vaginose provoca sintomas como corrimento vaginal de odor fétido, semelhante ao de um peixe podre, o qual pode apresentar um aspecto cremoso, fluido ou bolhoso e cor branco-acinzentado.

A vaginite por Trichomonas (tricomoníase) é uma infecção vaginal causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. A vaginite por Trichomonas costuma ser transmitida sexualmente. Ela pode causar um corrimento verde ou amarelo, que pode ser abundante, ter odor fétido e ser acompanhado de coceira ou irritação.

A tricomoníase é uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis, que é transmitido através da relação sexual desprotegida, ou seja, trata-se de uma Doença Sexualmente Transmissível (DST).

5 sintomas de tricomoníase no homem e na mulher

  • Corrimento com cheiro desagradável;
  • Dor ao urinar;
  • Urgência para urinar;
  • Coceira genital;
  • Sensação de queimação na região genital.

Sem tratamento, a infecção pode durar meses ou mesmo anos, tornando-se um fator de risco para infertilidade e câncer do colo do útero.

Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas. Tratar sempre os parceiros. Evitar contato sexual durante o tratamento.

Os nitroimidazólicos (metronidazol e tinidazol) são os únicos que oferecem terapia curativa para a tricomoníase. Recomenda-se o tratamento em dose única de 2 gramas de metronidazol ou tinidazol via oral.

Então, como diferenciar? A principal maneira de saber se é candidíase ou tricomoníase é observar a cor e o odor do corrimento vaginal. No caso da tricomoníase, o corrimento geralmente é amarelo ou esverdeado e tem um cheiro forte, já o corrimento da candidíase é esbranquiçado e sem cheiro.