O que causa a doença inflamatória intestinal?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A causa da doença intestinal inflamatória não é conhecida, mas existem evidências sugerindo que bactérias normais do intestino desencadeiam uma reação imunológica inadequada em pessoas com pré-disposição genética.

Os principais sintomas da infecção intestinal são vômitos, diarreia, cólicas e sensação de estufamento provocada pelo excesso de gases. Algumas pessoas também sentem tontura e mal-estar generalizado.

As Doenças Inflamatórias Intestinais são um conjunto de sinais e sintomas que se manifestam, predominantemente, no cólon (parte do intestino cuja função é extrair água e sais minerais dos alimentos digeridos e as vitaminas K, B1 (tiamina) e B2 (riboflavina) que são produzidas pelas mais de 700 espécies de bactérias que ...

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.

Análises de sangue e fezes podem mostrar inflamações no corpo. Embora esses exames não revelem o que está causando a inflamação, servem como um indicador de que o médico precisa realizar outros tipos de exame para identificar a fonte da inflamação. Os exames de sangue são úteis de várias outras formas: ?

Chá de funcho
A planta medicinal Foeniculum vulgare, tem substancias anti-inflamatórias que podem ajudar em funções digestivas. Ela diminui o excesso de gases, a cólica intestinal e a diarreia.

As situações mais frequentes que levam alguém a contrair infecção intestinal são: ingesta de água e alimentos contaminados; e contato com pessoas e objetos infectados por algum microrganismo causador do quadro.

Os sintomas geralmente duram apenas 1 ou 2 dias, mas ocasionalmente podem durar até 14 dias. Dependendo da causa, esses sintomas podem aparecer logo no primeiro dia após a infecção.

Carnes brancas
Devido à baixa quantidade de gordura presente e por ser rica em vitamina B, a carne branca (de preferência frango ou peixe) contribui com o fortalecimento da imunidade. Por ser também uma fonte proteica, esse alimento ajuda na redução da inflamação no intestino.

Inflamação da pele, olhos e das articulações; Colangite esclerosante primária; Coágulos no sangue; Além dos riscos de efeitos colaterais de medicação.

A prevenção das doenças inflamatórias intestinais está relacionada com hábitos saudáveis. É necessário ter cuidado com a saúde do corpo e da mente, evitando principalmente o tabagismo. “As doenças inflamatórias intestinais são consideradas multifatoriais, então têm fatores externos, alimentares e tabagismo.

As causas para as doenças do intestino podem ter as mais variadas origens: genética, constituição corporal, hábitos alimentares e higiene. Além dessas, uma outra origem muitas vezes esquecida pela maior parte das pessoas, é o psicológico.

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Alimentos com glúten
O glúten é uma proteína encontrada em cereais, a exemplo do trigo, do centeio e da cevada. Quem tem síndrome do intestino irritável deve evitar o consumo de massas, doces e qualquer tipo de alimento à base desses ingredientes.