O que causa a doença do refluxo gastroesofágico?

Perguntado por: iesteves8 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Quais são as causas para o refluxo gastroesofágico? Em geral, o refluxo gastroesofágico surge devido a alterações anatômicas ou no funcionamento do esfíncter, estrutura que está presente entre o esôfago e o estômago e que tem como função permitir a entrada do alimento no estômago, impedindo seu retorno.

Refluxo gastroesofágico tem cura? Existe controle através de medicamentos e mudanças de hábitos de vida. A cirurgia pode ser necessária eventualmente. Não existe cura, portanto, reincidir em maus hábitos e ganho de peso pode fazer com que os sintomas da DRGE reiniciem mesmo após longo período de remissão.

Quem tem refluxo deve evitar alimentos gordurosos porque a gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácido. Além disso, bebidas gaseificadas não fazem bem ao estômago de quem tem refluxo, pois auxiliam o retorno do suco gástrico, causando desconforto estomacal.

– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

O Refluxo Gastroesofágico é perigoso? Quando o refluxo não é tratado adequadamente, há o surgimento de úlceras e complicações como o esôfago de Barrett, que pode progredir para um câncer.

Chá para refluxo: camomila
O chá de camomila é comumente indicado para o tratamento de ansiedade e estresse, já que possui propriedades relaxantes em sua composição. Além disso, tais componentes possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a melhorar a digestão e acalmam todo o trato digestivo.

Grãos integrais, como aveia, cuscuz e arroz integral. Vegetais de raiz, como batata doce, cenoura e beterraba. Vegetais verdes como aspargos, brócolis e vagem.

Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.

No entanto, durante a dieta é recomendado evitar o consumo de alimentos de difícil digestão, que causem gases ou que causem irritação no estômago, como frituras, salgadinhos, carboidratos refinados, como pão branco, refrigerantes, macarrão branco ou doces, e alimentos com cafeína, como café ou chocolate, por exemplo.

Aveia. Sendo uma escolha comum para quem adere a dietas mais saudáveis, a aveia é uma excelente fonte de fibras e muito utilizada no café da manhã. Ela pode absorver o ácido no estômago e ajuda a reduzir os sintomas do refluxo. Outras boas opções ricas em fibras são pães integrais e arroz integral.

Por último, os cereais integrais, como pão, arroz e macarrão, os tubérculos, como batata, aipim e batata-doce, e as leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha são alimentos que não podem faltar na dieta de quem tem refluxo.

Thiago destaca que, para quem sofre da DRGE, o ideal é suspender o consumo do café por um período mínimo de 30 dias e alinhar a reintrodução e quantidade adequada com o médico, mas, de forma geral, o aconselhável é não ultrapassar três xícaras pequenas por dia.

[ícone] : estudos mostram que dormir do lado esquerdo é a melhor posição para pessoas com refluxo, isso porque, dormir desse lado reduz a exposição do esôfago ao ácido gástrico, diminuindo as chances de refluxo. Dormir de costas pode causar mais crises de refluxo que o normal.

O sintoma mais recorrente do refluxo é a azia (queimação). Ela pode ser acompanhada também de regurgitação, na qual o conteúdo gástrico pode chegar até a boca. Se o conteúdo do estômago alcançar a boca pode causar dor de garganta e problemas dentários.

Os ovos também têm proteína e o abacate, fibras que nos saciam por mais tempo. Por isso, ambos podem ser consumidos por quem tem refluxo. Mas evite carne vermelha, embutidos e frituras para manter os sintomas longe!