O que causa a doença de Cushing?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

As causas da síndrome de Cushing estão relacionadas com a alta concentração de cortisona no organismo do paciente por um longo período de tempo. O quadro pode ser causado pelo uso prolongado de medicamentos à base dessa substância ou pela sua produção anormal pelo organismo, nas glândulas suprarrenais.

A doença de Cushing é diagnosticada por meio de exames de sangue ou, às vezes, por meio de exames de urina e saliva. É possível que sejam feitos exames de imagem, como, por exemplo, RM (ressonância magnética) ou TC (tomografia computadorizada) da região da hipófise.

Prevenção. Não há formas conhecidas de prevenção da síndrome de Cushing. O único modo eficaz que se tem conhecimento é não tomar medicamentos à base de corticoides – isto é, caso a doença tenha causa medicamentosa.

A síndrome de Cushing é uma condição causado por níveis altos e prolongados de cortisol no corpo, resultando em sintomas como rápido aumento de peso, acúmulo de gordura na região abdominal e face e desenvolvimento de estrias arroxeadas no abdome.

Também chamada de hipercortisolismo ou hiperadrenocortisolismo, essa síndrome dificulta o processo de emagrecimento e também provoca outros efeitos colaterais.

O único tratamento efetivo para acabar com a produção excessiva de cortisol, ou seja, curar a Doença de Cushing, é a realização da cirurgia com a remoção total da lesão.

A doença de Cushing é a síndrome de Cushing que resulta de excesso de produção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), geralmente secundária a adenoma hipofisário. Os sinais e sintomas típicos incluem face em lua e obesidade do tronco, hematoma fácil e pernas e braços finos.

Relora® é um produto natural que ajuda no reequilíbrio hormonal. O cortisol é um hormônio liberado pelas glândulas que ficam acima dos rins, chamadas de adrenal, sempre que o nosso cérebro percebe que precisamos de proteção para lidar com situações de pressão e estresse.

Geralmente, também é uma boa ideia evitar açúcar, alimentos processados, gorduras trans e bebidas açucaradas. Eles aumentam sua carga adrenal, aumentam o número de oxidantes em seu corpo e podem contribuir para inflamação, ganho de peso, problemas de saúde mental e muito mais.

A denominação síndrome de Cushing denota o quadro clínico resultante do excesso de cortisol resultante de qualquer causa, ao passo que doença de Cushing refere-se à hiperfunção do córtex adrenal em decorrência do excesso de ACTH hipofisário.

O cortisol alto pode ocorrer por um excesso de produção do organismo, principalmente quando a pessoa tem determinados tumores ou doenças. Outras vezes, o cortisol aumenta pelo uso prolongado de medicamentos formulados com corticoides.

“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr.

A suspeita clínica de síndrome de Cushing leva obrigatoriamente a uma avaliação laboratorial, baseada nas dosagens de cortisol e de ACTH.

O hormônio conhecido como cortisol é o responsável por controlar o estresse em nosso corpo, além de ajudar a diminuir inflamações, melhorar o funcionamento do sistema imune e auxiliar o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos, mantendo os níveis de açúcar no sangue constantes.

Veja dicas de como diminuir o cortisol para aplicar no dia a dia!

  1. Alimente-se de forma equilibrada. ...
  2. Hidrate-se corretamente. ...
  3. Tenha uma rotina de exercícios. ...
  4. Mantenha o sono regulado. ...
  5. Desenvolva passatempos. ...
  6. Entenda as causas do estresse. ...
  7. Descanse.