O que causa a doença clamídia?

Perguntado por: fguimaraes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 11 votos

A clamídia é causada por uma bactéria, a Chlamydia trachomatis, e afeta homens e mulheres que sejam sexualmente ativos e que não façam o uso de preservativos.

A infecção por clamídia, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, acontece por causa da falta de proteção em relações via contato vaginal, oral, anal ou, até mesmo, no compartilhamento de brinquedos sexuais contaminados.

Clínico (principais sintomas): Entre dois e oito dias após relação sexual desprotegida, a pessoa passa a sentir ardência e dificuldade para urinar. Às vezes, pode-se notar um corrimento amarelado ou esverdeado – até mesmo com sangue – que sai pelo canal da urina, no homem, e pela vagina, na mulher.

O tratamento da clamídia é bastante simples, com antibiótico via oral. É recomendado que o parceiro (ou parceiros) sexual do paciente também seja tratado, mesmo que não apresente sintomas. Além disso, ambos devem ficar sem ter relações por pelo menos sete dias – tempo habitual do uso do antibiótico.

A clamídia também pode causar o “linfogranuloma venéreo”, um tipo de IST e em que ocorrem formação de feridas na região genital e caroços (linfonodos) na região inguinal. O linfogranuloma venéreo é uma IST causada pela Clamídia trachomatis. Ao atingir a região genital ela leva à formação de feridas cheias de líquido.

A principal complicação da infecção por clamídia nas mulheres é a progressão da bactéria em direção ao útero, trompas e ovários, pois pode provocar a doença inflamatória pélvica (DIP). Assim como sequelas subsequentes como gravidez ectópica e a infertilidade.

A candidíase é provocada por um fungo, o Candida albicans. Já a clamídia, pela bactéria Chlamydia trachomatis. “A candidíase produz coceira, secreção esbranquiçada e pode deixar a vagina e a vulva inchadas e avermelhadas.

De forma geral, o diagnóstico da clamídia pode ser feito por três tipos de exames laboratoriais: cultura de material biológico, exame de sangue e por PCR (reação em cadeia da polimerase).

Esta bactéria vive obrigatoriamente dentro da célula do hospedeiro por ser incapaz de sintetizar ATP.

Na verdade, existem três espécies de Chlamydia que causam doenças em humanos: Chlamydia trachomatis, Chlamydia psittaci e Chlamydia pneumoniae. A espécie Trachomatis é a mais comum e causa infecção urinária e tracoma(infecção dos olhos).

A única forma de prevenir a transmissão da bactéria é o sexo seguro com o uso de preservativos. Uma vez instalada a infecção, o tratamento consiste no uso antibióticos específicos (azitromicina, doxiciclina, eritromicina, minociclina, por exemplo) e deve incluir o/a parceiro/a para evitar a reinfecção.

O que são? São IST causadas por bactérias (Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, respectivamente). Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos.

Infecções por clamídia, ureaplasma e micoplasmas são tratadas com um dos seguintes antibióticos:

  1. Dose única do antibiótico azitromicina tomada por via oral.
  2. Doxiciclina, eritromicina, levofloxacino ou ofloxacino tomados por via oral durante sete dias.

Nem todas as pessoas contaminadas com clamídia apresentam sintomas, podendo a infecção passar despercebida por muitos anos.

IgG: Diagnóstico de infecção atual ou pregressa causada por Chlamydia ou Chlamydophila, podendo ser devido a uma das espécies: trachomatis, psittaci ou pneumoniae. Para diagnóstico de infecção atual é preciso titular a amostra atual emparelhada com nova amostra coletada 14 dias depois.

O período de incubação da bactéria — tempo do contágio até o surgimento dos sinais — dura de cinco a 14 dias. No entanto, em cerca de 70% das vezes, eles não aparecem. O diagnóstico é simples e está disponível no Sistema único de Saúde. Ele é feito com um exame de cultura bacteriana ou imunofluorescência direta.

O tratamento da coceira na vulva ou na vagina é feito por um ginecologista, na maioria das vezes. Contudo, em alguns casos, pode ser necessário consultar médicos de outras especialidades. Na Central de Consultas, você agenda o seu atendimento com profissionais de diferentes áreas da medicina.

Chlamydia trachomatis, PCR (Urina) - R$203,00 - Labi Exames.

A clamídia é causada por uma bactéria, a Chlamydia trachomatis, e afeta homens e mulheres que sejam sexualmente ativos e que não façam o uso de preservativos. A doença também pode ser transmitida de mãe para bebê, durante o nascimento via canal do parto.

A infecção por clamídia pode ser confirmada por meio de exames de sangue e urina, assim como pela análise das células epiteliais do colo uterino (na mulher) e do canal uretral ou retal (no homem).