O que causa a disidrose nas mãos?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Quais as causas da disidrose? Não se sabe a causa exata da disidrose. Acredita-se que piore ou se torne mais severa devido à exposição ao calor e suor excessivo. O paciente com alto nível de estresse ou com outras doenças de pele, como dermatite atópica e hiperidrose, também tem maior chance de desenvolver o problema.

Disidrose é o estado em que a pele, mais especificamente, as extremidades das mãos e pés, aparentam pequenas bolhas, mediante condições de estresse.

O que é Disidrose? A disidrose é caracterizada pelo surgimento de bolinhas de água que podem surgir nas palmas das mãos, nos dedos e na sola dos pés, causando uma coceira bastante incomoda, principalmente no verão. A coceira provocada pela disidrose difere da coceira comum, porque pode causar um pouquinho de dor.

Se você tem disidrose, faça um teste e evite enlatados, ácidos, cozidos em panelas de aço inoxidável, arenque, ostras, aspargos, feijão, cogumelos, cebolas, milho, espinafre, tomate, ervilha, trigo integral, pera, chá, cacau, chocolate, fermento em pó.

Quando o paciente tem episódios muito frequentes, ele pode desenvolver dermatite crônica das mãos ou pés, que é caracterizada por placas avermelhadas, espessamento da pele, lesões descamativas e fissuras.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) garantiu o restabelecimento do auxílio-doença para uma técnica em enfermagem com disidrose severa nas mãos.

Diagnóstico. O diagnóstico da disidrose é clínico. Não existem exames específicos para disidrose, a não ser exames laboratoriais micológicos para análise de fungos que podem auxiliar o estudo clínico do paciente.

A disidrose, também chamada de eczema disidrótico, é uma doença dermatológica caracterizada por lesões em forma de pequenas bolhas com líquido no interior (vesículas), que coçam bastante e costumam se localizar nas mãos e nas plantas dos pés.

Afinal, ao furar a bolha, a camada sensível da pele fica exposta à entrada de bactérias, o que pode trazer complicações. Também não se deve coçar a área pela mesma razão.

É chamada de alergia emocional quando a reação alérgica tem causa em fatores emocionais que acabam desencadeando manifestações no corpo. Apesar de ser mais comum na pele (alergia dérmica), a alergia emocional pode ser manifestar também como uma alergia respiratória e até mesmo neurológica.

Geralmente, há a recomendação do uso de pomadas de corticoides. Em casos mais graves, por outro lado, pode ser necessário entrar com medicamentos, fototerapia ou toxina botulínica. Por fim, Vinicius reforça que a disidrose não é uma doença para qual existe cura, mas, sim, tratamento.

Na verdade, a disidrose não está relacionada ao suor, como muitos pensam. São lesões que surgem, exclusivamente nas mãos e pés, e possuem um líquido viscoso resultante de processos inflamatórios".

Isto é o recomendado porque, ao estourar, geram uma abertura na pele que permite a entrada de bactérias e vírus, aumentando, assim, os riscos de provocar uma infecção.

O líquido é uma mistura de água e proteínas, que exsuda do tecido danificado. As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele. Essas bolhas curam-se rapidamente, sem deixar cicatriz.

Os principais alimentos que estão relacionados com a dermatite atópica e devem ser evitados se confirmado a alergia são o leite de vaca e de cabra, ovos, peixes, camarão, amendoim e milho.

A cafeína pode ser de algum benefício no tratamento da dermatite atópica.

Causas dessa alergia
Entre os alérgenos mais comuns estão os produtos de limpeza como cloro, detergente e sabão, bijuterias, esmalte, luvas de borracha e cosméticos. Esses itens podem remover a proteção natural da pele, deixando-a desidratada e desprotegida. Desse modo, a proliferação de microorganismo é facilitada.

Bebidas: café, chá, cacau, vinho, cerveja e sucos de fruta, especialmente de frutas ácidas; Outros: fermento em pó, alimentos enlatados, vegetais em conserva.

Eczema Disidrótico ou Disidrose é uma inflamação crônica, não contagiosa, das glândulas de suor das mãos e/ou pés. Inicialmente aparecem múltiplas pequenas bolhas d'agua (vesículas) entre os dedos das mãos, podendo atingir as palmas e pés.

Como medidas gerais, é recomendável limitar a lavagem das mãos a duas a três vezes ao dia, e de maneira cuidadosa; evidentemente o uso de detergente e sabonetes em contato pode piorar o quadro e deve ser evitado por meio de luvas de vinil, que são melhores que as de látex.

Inicialmente pode ser administrada prednisona oral em dose única, matinal, de 60mg durante três ou quatro dias, fazendo-se a retirada gradual em algumas semanas.