O que causa a cor dos olhos?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Ainda não existe um método que possa prever a coloração dos olhos, já que ela é o resultado da combinação genética dos pais. Mas, as diferentes cores existem por um motivo: a quantidade de melanina – um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo – presente na íris, região colorida do globo ocular.

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo
Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

Evidências são escassas e inconclusivas, mas indicam alterações. Olhos claros são melhores com precisão; olhos escuros, com reação.

  1. Uso de lentes de contato coloridas. Esta é a técnica mais conhecida e mais utilizada para alterar a cor da íris dos olhos e consiste no uso de lentes de contato artificias que ficam sobre o olho, alterando a cor que está por baixo. ...
  2. Cirurgia de implante de íris. ...
  3. Uso de maquiagem para melhorar a cor dos olhos.

Embora seja um fator genético, estudos apontam que é possível mudar a cor dos olhos consumindo alguns alimentos de forma natural.
...
Vegetais que mudam a cor dos olhos

  1. Espinafre. O alto teor de ferro que o espinafre possui ajuda a íris dos nossos olhos ficar mais cristalina. ...
  2. Cebola. ...
  3. Gengibre. ...
  4. Castanhas.

Além do preto ser considerado inexistente, olhos de cor castanho escuro e que aparentam negros, são raros. Diante disso, esse privilégio é encontrado em pessoas sul-europeias, asiáticas, africanas, nativas-americanas e árabes. E correspondem a 1% da população. Na verdade, não existe olho com a íris preta.

Os olhos violetas existem. Não são somente características das lentes de contato. A cor é considerada a mais rara de todas e muitas vezes é confundida com o azul profundo. Uma famosa atriz de Hollywood foi presenteada ao nascer com os olhos violetas.

1. Castanho — 70% a 79% Dentre as cores de olhos mais comuns do mundo, castanho sem dúvidas é a majoritária. Na verdade, entre 70% e 80% das pessoas possuem olhos castanhos, sendo a cor mais popular a escala global.

O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros. Isso raramente acontece em pessoas com olhos escuros. Da mesma forma quando o sol bate direto nos olhos. Isso causa uma dilatação da pupila, além de um leve fechamento dos olhos, causando a ilusão da mudança de cor.

Pois é, a resposta é sim! Os olhos podem mudar de cor em algumas pessoas, de acordo com a genética e a quantidade de melanina na íris. Antes de tudo, precisamos saber que a cor dos olhos é uma característica cuja herança genética é poligênica, o que significa que vários genes atuam na definição desta cor.

2º – Olhos pretos
O fato é que um tom tão escuro, só existe em 1% da população. Oposto aos olhos vermelhos, âmbar, azuis ou verdes, os pretos resultam do excesso de melanina.

Você sabia que olhos verdes são os mais raros do mundo? Apenas cerca de 2% da população mundial possui essa coloração obtida por meio de dois fatores: a quantidade de melanina e a forma como a luz se espalha pelos olhos.

Em outro estudo nos Estados Unidos, que acompanhou mais de 1,3 mil gêmeos da infância até a idade adulta, a cor dos olhos normalmente parou de mudar aos seis anos de idade. Mas, em alguns casos (10-20% das crianças estudadas), ela continuou a mudar ao longo de toda a adolescência, até a idade adulta.

Olhos cor de avelã são formados pela mistura de três cores:castanho, âmbar e verde escuro, e raramente azul na parte mais externa da íris. Constituem apenas 1-2% da população mundial.

Não para os olhos! Embora tenha comprovadamente um efeito calmante em muitas situações, a camomila não é indicada para os olhos porque atua de forma secante. Na verdade, ela é contraindicada também porque o pólen da planta pode causar reações alérgicas. Portanto, trata-se de mais um MITO!

Assim, para olhos verdes, aposte nas cores lilás, violeta, roxo e vinho. Já os azuis, ficam bons com tons de terra, dourados, amarelos e cobres.

A técnica consiste em uma breve intervenção com laser, que não ultrapassa 20 segundos, na camada de pigmento castanho da íris. Apesar da rapidez, a coloração do olho não é alterada no mesmo instante, pois o processo natural do corpo de remoção do pigmento leva algumas semanas.