O que causa a chuva ácida?
A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.
O que provoca a chuva?
Chuvas são a forma como a água retorna para a superfície terrestre na sua forma líquida, sendo portanto uma importante etapa do ciclo hidrológico. Trata-se de um tipo de precipitação. Elas são ocasionadas pela ascensão do ar quente na atmosfera, processo que dá origem a nuvens e precipitações.
Quais são as consequências da chuva ácida?
surgimento de doenças pulmonares; empobrece o solo, causando erosão e destruindo lavouras e plantações; morte de peixes que vivem em rios onde o pH é quase neutro; degradação de construções e monumentos históricos.
Quem produz chuva ácida?
A formação da chuva ácida ocorre pela emissão dos gases SO2 e NOx para a atmosfera, os quais entram em contato com água, oxigênio e outros produtos químicos, gerando os ácidos sulfúrico (H2SO4) e nítrico (HNO3) por meio de reações químicas. Atividades que emitam enxofre ou nitrogênio também geram os mesmos ácidos.
Quais são as causas e consequências das chuvas ácidas?
Para a natureza, as consequências das chuvas ácidas são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos. Além disso, o fenômeno também pode causar a corrosão de mármores e calcários, assim como a oxidação de metais em monumentos históricos, por exemplo, prédios e estátuas.
Onde mais ocorre a chuva ácida?
Atualmente, acontece principalmente em países em processo de desenvolvimento com o crescimento desordenado das indústrias, como o Brasil, Rússia, China, México e Índia. É importante deixar claro que em países ricos e tidos como desenvolvidos, a presença da chuva ácida ainda existe.
Qual o valor do pH da chuva ácida?
uma maior quantidade de ácidos vem sendo liberada na atmosfera e nas águas, especialmente o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Para se ter uma idéia, a água precipitada nas chuvas ácidas tem pH entre 4,5 e 2,8 em algumas regiões!
Qual a reação química e responsável pela chuva ácida?
O enxofre e os óxidos de enxofre (SOx) também podem ser lançados na atmosfera pelos vulcões. Tanto o SO2 quanto o SO3 dissolvem-se e reagem com a água da chuva, gerando o ácido sulfuroso (H2SO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4), que causam graves problemas ambientais.
Tem chuva ácida no Brasil?
As chuvas ácidas tendem a ocorrer nas áreas onde há maior adensamento populacional urbano, além da grande concentração de atividades industriais. Os principais registros da ocorrência desse fenômeno no território brasileiro são das regiões Sul e Sudeste, notadamente a partir de meados da década de 1970.
Por que a chuva ácida é prejudicial para a saúde humana justifique?
Dependendo da concentração de ácidos, a saúde dos seres humanos pode também ser prejudicada. Isso acontece porque o acúmulo de dióxido de enxofre no organismo pode provocar o desenvolvimento de doenças respiratórias. Provoca também estragos nas cidades, ao corroer e destruir monumentos e obras civis.
Pode beber a água da chuva?
Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.
O que é e como é formada a chuva ácida?
A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos. A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica.
Como a chuva ácida afeta a economia?
Com a perda de produção de biomassa, redução dos serviços ecossistêmicos e impactos em edifícios, monumentos históricos, lavouras e faunas aquáticas e terrestres, os prejuízos econômicos também são consideráveis.
O que o dióxido de enxofre causa no ser humano?
A principal via de exposição da população geral ao dióxido de enxofre é a inalatória. Os efeitos adversos da exposição a altos níveis de SO2 incluem dificuldade respiratória, alteração na defesa dos pulmões, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
Quando surgiu chuva ácida?
O termo chuva ácida foi usado pela primeira vez pelo químico e climatologista inglês Robert Angus Smith em 1852, que usou para descrever, por meio de um estudo, a situação vivenciada em Manchester no Reino Unido, quando ocorreu precipitação com elevada acidez no período da Revolução Industrial.
Quando o pH da água da chuva fica abaixo de 5?
Se o pH da água de chuva for menor do que cinco, considera-se que a chuva é ácida. Este tipo de chuva pode causar danos a lagos, pequenos rios e vegetações, dependendo de sua intensidade.
Como o co2 causa a chuva ácida?
O dióxido de carbono (CO2) existente na atmosfera já torna a chuva levemente ácida, mesmo em condições naturais. O pH natural da água é 7 e quando em equilíbrio com o CO2 atmosférico é 5,6, pouco ácido. Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida.
Quais são as principais causas do efeito estufa?
Causas do efeito estufa
Nos últimos anos, houve um considerável aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As atividades humanas ligadas à indústria, as atividades agrícolas, o desmatamento e o aumento do uso dos transportes são os principais responsáveis pela emissão desses gases.
O que deve ser feito para evitar o efeito estufa?
As atitudes para evitar a emissão de gases do efeito estufa são: Produzir menos lixo e evitar produtos com muita embalagem e itens plásticos, uma vez que a decomposição em lixões e aterros sanitários produzem dióxido de carbono e metano.