O que causa a baixa do potássio?

Perguntado por: idias5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.

O potássio é necessário para o bom funcionamento de todas as células e auxilia diretamente na contração muscular. Sua falta pode causar cãibras e dores musculares. Além disso, ele é responsável também pela síntese de proteínas, contribuindo para acelerar o crescimento muscular.

As frutas secas, como o damasco, a tâmara e a uva passa, são outro grupo que estão nos alimentos ricos em potássio. Elas também podem conter antioxidantes, fibras, vitaminas A, K e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio e selênio.

Normalmente, o nível de potássio no sangue é de 3,6 a 5,2 mmol/L. Abaixo de 3,5 mmol/L o diagnóstico é positivo para Hipocalemia. No entanto, quando o nível de potássio está muito baixo, inferior a 2,5 mmol/L, a pessoa requer atendimento médico urgente, pois sua vida pode estar em risco.

bananas

As bananas são uma das melhores fontes de potássio. Uma banana média contém cerca de 400 – 450 mg de potássio, representando cerca de 10% da ingestão diária recomendada para um adulto. As bananas também são ricas em fibras e antioxidantes, o que pode ajudar a melhorar a saúde do coração.

A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar. Normalmente, a hipercalemia deve ser grave antes de causar sintomas, principalmente ritmos cardíacos anormais.

Quando chegar a um nível de pelo menos 3,0 mEq por L e com o paciente assintomático podemos trocar o tratamento do paciente para aquele que é feito no indivíduo com hipocalemia leve a moderada. Agora sim! Vocês podem dizer que sabem repor potássio.

MEDICAMENTOS QUE CAUSAM HIPERCALEMIA (aumento do potássio no sangue) Inibidores da ECA (Enzima Conversora da Angiotensina); anti-inflamatórios não esteroides; ciclosporina; digitálicos (em superdosagem); diuréticos poupadores de potássio; heparina; penicilinas e outros medicamentos contendo potássio; succinilcolina.

Pode ser realizada apenas reposição via oral se esta for viável, se não houver alterações em ECG. Deve ser administrado o xarope de Cloreto de Potássio (KCL) 6% – 10 a 20 ml após refeições, 3 a 4 vezes por dia VO (15 mL = 12 mEq) ou em cápsula de Cloreto de Potássio (KCL) 600mg/cápsula = 8 mEq/cápsula.

“Essencial para o organismo, o potássio é um dos principais componentes das células humanas.” O potássio se trata de um nutriente de origem mineral essencial ao funcionamento do organismo humano. Quimicamente, ele é um metal da família dos metais alcalinos, sendo representado pela letra K.

Seu médico pode solicitar um Exame Potássio como parte de seu check-up regular ou para monitorar uma condição existente, como diabetes, doença renal ou distúrbios da glândula adrenal.

Chá de dente-de-leão
Rica em potássio, atua nos rins e aumentando a produção de urina.

Os distúrbios hidroeletrolíticos ocorrem quando o paciente perde quantidade significativa de líquidos corporais e, consequentemente, de eletrólitos. Essa perda pode ocorrer pelo suor excessivo, pela poliúria (excesso de urina), pelos vômitos e pela diarreia.

Uma injeção de 20 ml de cloreto de potássio pode provocar uma parada cardíaca na hora, afirma o cardiologista José Carlos Andrade. Essa mesma dose é frequentemente prescrita a pacientes, mas diluída em 500 ml de soro e por gotejamento durante várias horas.

A hipocalemia também pode causar batimento cardíaco irregular, colocando a vida do paciente em perigo. No decorrer do tempo, a falta de potássio no organismo pode causar diversos danos aos rins (nefropatia hipocalêmica).

A presença de níveis baixos de sódio tem muitas causas, inclusive o consumo de um excesso de líquidos, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cirrose e uso de diuréticos. Os sintomas resultam de disfunções cerebrais.

Os sintomas da hiponatremia são: inchaço no estômago, vômito, fadiga extrema, perda de coordenação motora, fraqueza, apatia, dor de cabeça e, em casos mais severos, confusão mental, alucinação, podendo desencadear em coma e, até mesmo, morte.

Beterraba

1. Beterraba. Tem 350 mg de potássio em 100 gramas, praticamente a mesma quantidade da banana. Porém, a beterraba é mais densa, ou seja, precisamos comer menos beterraba para obter a mesma quantia do nutriente.

Feijão preto

Feijão preto é abundante em potássio
Além do alto índice de proteína, o feijão tem 739 mg do mineral.

Valores considerados normais de potássio no sangue variam de 3,5 a 5 mililitros por milímetro cúbico de sangue e tanto a sua falta como o seu excesso, podem ocasionar arritmias cardíacas e morte súbita.