O que causa a abertura do colo do útero?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Durante o período fértil e durante a menstruação e no final da gestação, o colo do útero se abre para permitir a passagem do fluxo menstrual, do muco, e, claro, do bebê.

Como é feita a cerclagem uterina? Emybleia de Menezes conta que a cirurgia é feita sob anestesia, em centro cirúrgico. “Fazemos pontos no colo do útero para mantê-lo fechado até o final da gravidez”, explica. A princípio, a cerclagem é rápida – dura de 20 a 30 minutos.

O colo do útero começa a afinar e abrir até aproximadamente quatro centímetros. Essa fase inicial dura aproximadamente oito horas (geralmente não mais do que 20 horas) na primeira gravidez e cinco horas (geralmente não mais do que 12 horas) nas gestações subsequentes.

As complicações são mais frequentes quando já existe dilatação do colo uterino. Após a “cerclage” a grávida deverá manter repouso no hospital du- rante 24-48 horas. Após a alta deve diminuir a atividade física e evitar a atividade sexual até às 35 semanas de gravidez.

Uma prostaglandina (como misoprostol) pode ser administrada por via vaginal. Um tubo fino e flexível (cateter) com um balão preso nele pode ser inserido no colo do útero. O balão é inflado para aplicar uma pressão suave e, com isso, causar a dilação do colo do útero.

O fato é que não há contraindicação, em nenhum trimestre, de ter relação sexual durante a gestação. As restrições são para pacientes que tem colo curto, ameaça de trabalho de parto prematuro e sangramento, principalmente, durante o primeiro trimestre.

Durante uma contração, no início do parto, verificar quantos dedos cabem entre o fundo do útero (onde acaba a barriga) e a linha de sutiã (que é onde fica o processo xifoide) – nesse início é comum caber 5 dedos. Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

Assim, a abertura desse órgão também desempenha um papel importante em permitir que o sangue menstrual saia do útero e chegue até o canal vaginal. Além disso, assim que a mulher entra em trabalho de parto, o colo do útero se abre para que o bebê possa nascer.

A insuficiência istmocervical (IIC), também conhecida como incompetência istmocervical, é a dificuldade do colo do útero em suportar o peso da gravidez, dilatando antes do tempo e resultando em aborto tardio ou parto prematuro.

O normal é que o colo abra somente no momento do nascimento ou algumas semanas antes, mas já para o final da gravidez entre a 18ª e 24ª semana de gestação, chegando a medir mais de 2,5 centímetros. Se for menor do que isso, o colo é considerado curto, segundo o resultado de estudos obstétricos em medicina fetal.

A dilatação cervical: se o orifício do colo está aberto e quão aberto ele está; Nas fases mais iniciais o útero poderá ter um formato um pouco diferente do habitual e isso pode ser percebido no toque; Se é possível sentir o bebê e qual parte do bebê está para baixo; Se o bebê está encaixado ou não.

Absolutamente não. Você só começará ter dilatação na hora do trabalho de parto. É normal ter dor no final da gestação, mas estas dores só vão fazer o colo dilatar quando estiverem fortes e rítmicas.

Contrações. As contrações são os sinais mais famosos de que o parto se aproxima. Nos filmes, mesmo as primeiras contrações costumam ser retratadas por mulheres que subitamente começam a gritar desesperadamente. Mas as primeiras contrações são absolutamente indolores e muito espaçadas.

Em casos em que é adquirido, o colo curto na gestação pode estar relacionado a algum trauma, como cirurgias no colo uterino e abortos prévios. O uso do fórceps em colos não dilatados também pode favorecer o problema.

O que causa um colo do útero curto? A principal causa de um colo do útero curto durante a gravidez é a insuficiência cervical (ou incompetência istmocervical). Durante a gravidez, o bebê cresce e se torna mais pesado, pressionando o colo do útero.

Deitar de lado é mais confortável para a grávida porque ajuda a melhorar a oxigenação e o fluxo de sangue para o feto.