O que caracteriza uma pessoa endividada?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

O endividado é aquela pessoa que tem dívidas, mas que estão controladas, que ele consegue cumprir com os compromissos. Mas aquela pessoa que tem dívidas e acaba criando aquela bola de neve, que atrasa as contas e está com o nome nos órgãos de proteção ao crédito, é uma pessoa negativada.

Mas, apesar de estressantes, existe uma diferença entre uma situação e outra. Você pode contrair dívidas e enquanto estiver pagando as parcelas você está apenas endividado. Caso você passe a não conseguir fazer os pagamentos em dia, for atrasando e as parcelas se acumulando, aí você passa a ser inadimplente.

Diferença entre estar endividado e inadimplente
Dessa forma, significa que você está endividado, mas possui capital para pagar parcelado. Por outro lado, quando você está inadimplente, significa que possui dívidas acumuladas depois do prazo limite de pagamento.

Devido a característica de insucesso criada pela sociedade, a pessoa se sente triste por que não conseguiu gerenciar suas finanças, vida profissional e não ter conseguido alcançar os seus planos.

Estou endividado! O que fazer?

  1. Liste todas as suas dívidas.
  2. Defina uma estimativa de valor.
  3. Negocie os valores junto aos credores.
  4. Reduza os gastos.
  5. Tenha controle das finanças.
  6. Crie uma reserva de emergência.

2. Velhaco. Alguém que não paga suas contas, a grande maioria das vezes esse sinônimo é dado a quem tem condições de honrar com suas dívidas mas foge delas, mas pode ser usado pra qualquer pessoas desde que ela não pague o que deve, viva inventando desculpas pra não pagar a quem deve.

1 endividado, obrigado, penhorado. Que possui dívidas e não as paga: 2 mau pagador, caloteiro, calotista.

São muitos os impactos emocionais e físicos que as dívidas podem causar nas pessoas. Preocupação, medo, insegurança e a incerteza sobre recursos para compras básicas afetam diretamente o estado mental desse indivíduo.

O inadimplente tem direito a negociação de sua dívida e como confirmou o Serasa, “a iniciativa de negociação pode partir tanto do credor como do devedor”. Ou seja, a pessoa não precisa esperar a empresa onde tem dívida entrar em contato, pode ela mesma propor um formato para o pagamento.

Existem diversos tipos de dívidas, como o cheque especial, financiamento, empréstimos e as de cartão de crédito. Dentro dessas categorias, existem as dívidas atrasadas e as dívidas negativadas, e é aí que pode acontecer a confusão sobre as consequências de cada uma delas.

Superendividamento: a pessoa gasta sem controle, e acaba estourando o limite do cheque especial, do cartão de crédito, além de não pagar os empréstimos e financiamentos contratados. Passivo: quando o endividamento ocorre por causa de um imprevisto (doença, acidente, desemprego, morte ou separação, por exemplo).

As dicas para fugir do endividamento

  1. 1 – Conheça as suas dívidas. ...
  2. 2 – Cobre os seus devedores. ...
  3. 3 – Diminua o estoque. ...
  4. 4 – Controle as despesas. ...
  5. 5 – Conte com ajuda profissional. ...
  6. 6 – Não atrase o pagamento de salários e impostos. ...
  7. 7 – Evite assumir taxas de juros muito altas. ...
  8. 8 – Foque na geração de caixa e rentabilidade.

Como prevenir e combater as dívidas. Veja as dicas de um especialista

  1. Planilha de gastos.
  2. Plano de contingência.
  3. Mantenha o nome limpo.
  4. Cartão de crédito sob controle.
  5. Cuidado com pequenos gastos.

Como verificar se tenho dívidas negativadas?

  • Acesse o site ou aplicativo da Serasa e clique em “Consultar CPF grátis”.
  • Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora.
  • Clique em “Meu CPF” e faça a consulta. Na mesma plataforma, é possível também verificar o Serasa Score.

5 conselhos simples para ser Feliz Financeiramente

  1. 1) Dinheiro é bom, mas não é tudo. Todo mundo já sabe disso, mas sempre é bom lembrar. ...
  2. 2) Dinheiro não é tudo, mas é necessário. ...
  3. 3) Não se descuide do futuro. ...
  4. 4) Gaste menos do que ganha … e Poupe. ...
  5. 5) Doe.

A Lei do Superendividamento, existente desde julho de 2021, apresenta a opção de renegociar todas as dívidas de uma só vez. Criando assim, um plano de pagamento que cabe no bolso da pessoa e a protege de assédio e humilhação por parte dos credores. Essa lei usa o mesmo formato para empresas em recuperação judicial.

O endividamento excessivo pode trazer sérias consequências financeiras e, até mesmo, morais. Como consequências financeiras, podemos citar: perda de patrimônio, comprometimento da renda com pagamento de juros e multas, redução do consumo futuro etc.

A lei determina que ninguém pode ser colocado em situação vexatória ao receber a cobrança de uma dívida. O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor diz que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Não cabe BO algum, pois não há crime que demande atuação da polícia nesse caso, que não irá cobrar a dívida para você. Se o valor compensar, mova uma ação de cobrança.