O que caracteriza uma partícula?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Na área da química, uma partícula é o fragmento mais pequeno de matéria que mantém as propriedades químicas de um corpo. Neste sentido, os átomos e as moléculas são partículas. Tratando-se de uma partícula não formada por outras unidades mais pequenas, fala-se de partícula elementar.

É chamada de partícula a qualquer parte ou corpo muito pequeno de algo. Entre os exemplos de partículas podemos encontrar os grãos minerais e as partículas subatômicas.

As partículas atômicas são os prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e nêutrons estão localizados no interior do núcleo, e os elétrons, nos orbitais. Para realizar o cálculo das partículas atômicas, é fundamental que conheçamos algumas características do átomo: Não pare agora...

Ao todo, o Modelo-Padrão considera a existência de 17 partículas fundamentais, divididas em três categorias: bósons, quarks e léptons. Juntas, elas dão origem à matéria e a todos os tipos de interações existentes no Universo.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Ou seja, as moléculas consistem na combinação de átomos que se unem através de ligações químicas. Por fim, a partícula é um termo geral empregado para designar átomos, moléculas e íons (átomos carregados positivamente ou negativamente).

Ou seja, uma partícula pode ser tão pequena quanto queiramos e podemos tratá-la como um ponto no espaço que tem uma determinada massa. Desse modo, não precisamos nos preocupar com seu volume, por exemplo. Um corpo é um conjunto de várias massas infinitesimais ou partículas, mas que tem uma dimensão não desprezível.

A estrutura do átomo é composta por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons (partículas neutras) e elétrons (com carga negativa). Toda matéria é formada de átomos sendo que cada elemento químico possui átomos diferentes.

Prótons, nêutrons e elétrons são elementos constituintes de um átomo. No núcleo dos átomos, encontram-se os prótons e nêutrons.

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa.

neutrino

A menor partícula de massa diferente de zero que conhecemos é o neutrino, disse Lincoln.

4- O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é a região externa – a eletrosfera-, por onde circulam os elétrons.

Nesse contexto, a principal propriedade de um elemento química trata-se da quantidade de prótons que há no núcleo do elemento, uma vez que tal número define seu número atômico, sua massa e sua posição na tabela periódica.

Existem dois tipos de partículas fundamentais: partículas de matéria, alguns dos quais se combinam para produzir o mundo que nos cerca, e partículas de força – um dos quais, o fóton, é responsável por radiação eletromagnética.

Os átomos são constituídos por partículas elementares: os prótons, os nêutrons e os elétrons.

Particulados Sólidos: Poeiras, Fumos e Fibras
Minerais: aquelas causadas em ações de perfurações, britagem de pedras, extração mineral, explosões, entre outros. Estas atividades geram a poeira sílica, que é bastante nociva à saúde, podendo provocar até câncer.

Diferentemente do que pressupunha Dalton, os átomos são formados por três partículas fundamentais: elétrons, prótons e nêutrons.

Fótons e glúons são tão diminutos que nem ao menos possuem massa. Já entre as partículas que podem ser medidas, a menor é o neutrino, que tem massa equivalente a um bilionésimo de trilionésimo de trilionésimo de grama.

Os quarks são os últimos blocos de construção da matéria visível no universo. Se pudéssemos dar um zoom em um átomo em seu corpo, veríamos que ele consiste em um enxame de elétrons em órbitas ao redor de um núcleo de prótons e nêutrons.

Quarks e léptons formam o conjunto das partículas elementares, aquelas que compõem toda a matéria do universo. Juntos, são os blocos de construção da realidade, sendo que up (u) e down (d) são os tipos de quarks que encontramos dentro dos prótons e nêutrons e, quando se juntam com elétrons (e), formam os átomos.