O que caracteriza uma equação de onda?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A equação básica de onda é uma equação diferencial linear e por isso vai aderir ao princípio da sobreposição. Isto significa que o deslocamento de líquido causada por dois ou mais ondas é a soma dos deslocamentos que teriam sido causadas por cada onda individual.

Schrödinger propôs que seria possível encontrar uma equação de onda para os movimentos dos elétrons, as quais definiriam essas ondas da mesma maneira que a equação de onda determinava a propagação da luz.

O fator que determina a altura do som é a frequência da onda. Sabemos que o ouvido humano é capaz de captar sons na faixa de frequência que vai de 20 Hz a 20000 Hz.

Os elementos das ondas são: crista, vale, comprimento de onda, amplitude, período, frequência e velocidade de propagação da onda. As ondas são classificadas a partir da sua natureza, direção de vibração e número de dimensões da propagação da sua energia.

Sua unidade de medida no SI é o hertz (Hz), que significa ciclos por segundo. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 60 Hz, significa que ela oscila 60 vezes por segundo. Outra característica muito importante das ondas é a velocidade de propagação.

As ondas eletromagnéticas apresentam como características: comprimento de onda, velocidade de propagação, amplitude e frequência, e são passíveis de sofrer qualquer tipo de fenômeno ondulatório conhecido, tais como reflexão, refração, polarização, difração, espalhamento, absorção e interferência.

Ondulatória é uma área da Física cujo objeto de estudo está nas características, propriedades e fenômenos ondulatórios. Por meio dos estudos da ondulatória é possível compreender as ondas e reflexos formados na água. A ondulatória é o ramo da Física responsável por estudar o comportamento das ondas e oscilações.

Nós sabemos que a velocidade da luz é igual ao comprimento de onda dessa luz vezes a frequência. Então, se queremos descobrir o comprimento da onda, nós dividimos os dois lados pela frequência. O comprimento de onda vai ser igual à velocidade da luz, dividido pela frequência.

Propriedades das ondas
Independente de qual for a natureza, forma de propagação ou perturbação, todas as ondas apresentam as mesmas propriedades: frequência, comprimento de onda, amplitude, velocidade e período.

Onda: é qualquer sinal que se transmite de um ponto para outro de um meio com velocidade definida (sem que haja transporte direto de matéria entre esses dois pontos). Tipos de ondas: ondas mecânicas (leis de Newton), ondas eletromagnéticas (equações de Maxwell), ondas de matéria (equação de Schrödinger).

De acordo com sua natureza, a onda pode ser classificada em mecânica, eletromagnética ou gravitacional; de acordo com as direções de propagação, classifica-se como unidimensional, bidimensional ou tridimensional; e de acordo com a direção de vibração, como longitudinal ou transversal.

A fórmula de Taylor permite determinar a velocidade das ondas em cordas que estão tensionadas, como as de instrumentos musicais.

As equações de Maxwell são equações as quais ajudam a compor a base do eletromagnetismo clássico. Essas relações matemáticas fazem parte uma das teorias que explicam as interações entre eletricidade e magnetismo. Além disso, os estudos de Maxwell servem como base para a teoria atualmente aceita para a óptica clássica.

A intensidade de uma onda eletromagnética que passa por uma determinada área é definida como a potência pela unidade de área. Ela mede a quantidade de energia que passa por unidade de tempo e por unidade de área em um determinado ponto do espaço.

Dois fatores importantes são a profundidade e o comprimento de onda. Ondas em locais fundos têm sua velocidade proporcional à raiz quadrada do comprimento de onda. Portanto, podemos dizer que quanto maior o comprimento de onda, maior será a sua velocidade de propagação.

As características do som pautadas em partitura são quatro: altura, duração, intensidade e timbre.

Onda é um pulso que se propaga de um ponto a outro transportando energia sem transportar matéria. As ondas podem ser classificadas com relação à sua natureza de vibração como mecânicas e eletromagnéticas.

Podem ser do tipo senoidais, retangulares, triangulares. O importante para essa classificação é que o comprimento de onda possua o mesmo formato no mesmo período regular.

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.