O que caracteriza os fatores situacionais?

Perguntado por: ogodinho4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Tratam-se de fatores ambientais temporários, podendo ser aspectos do ambiente físico, do ambiente social, temporais, de conveniência ou de caráter psicológico.

1. Fator Cultural. A cultura é o conjunto de comportamentos, valores, referências, tradições e percepções que cada pessoa adquire através da vida em sociedade. É através da cultura que criamos julgamentos e interpretações das coisas ao nosso redor, portanto ela tem um grande impacto nas decisões de compras.

Trata-se da capacidade para processar informação em um determinado momento.

O que é análise situacional? A análise da situação é o processo de coletar e analisar dados do passado e do presente para desenvolver um plano para o futuro. Na prática, essa avaliação te ajudar a entender o interior e o exterior de uma empresa, permitindo que você tome as melhores decisões para o seu negócio.

Os fatores sociais são uma série de aspectos da vida de um indivíduo que contribuem para a construção da sua identidade, do seu comportamento e de seus desejos. Estes aspectos envolvem questões familiares, profissionais, econômicas, e regionais, por exemplo.

Ele pode ser influenciado por fatores internos, como desejos, necessidades, atitudes, intenções e expectativas, bem como fatores externos, tais como cultura, estrutura social, informações, fatores econômicos e círculo social.

Os fatores internos incluem a biologia, a personalidade, os valores e as crenças de uma pessoa, enquanto os fatores externos incluem o ambiente, a cultura, a educação e as experiências de vida. Um dos principais aspectos do comportamento humano é a capacidade de aprender e mudar.

Os principais tipos de consumidores são o iniciador (que dá a ideia de compra), o influenciador (que a recomenda), o decisor (que é quem bate o martelo para que ela aconteça), o comprador (que a efetiva) e o usuário (que se beneficia dela).

1- Comportamento de compra complexo: alto envolvimento com o produto ou serviço e diferenças significativas entre as marcas. 2 - Comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida: alto envolvimento com o produto ou serviço e poucas diferenças entre as marcas.

São eles: a) classe social; b) renda; c) ocupação; d) grau de instrução; e e) status. Estes elementos relacionados possibilitam a compreensão de padrões de compra, gostos e estilo de vida de uma sociedade. Observa-se que há algumas diferenças na forma de abordagem entre os autores pesquisados.

Os fatores culturais são divididos em cultura, subcultura e classe social que são extremamente importantes na influência no comportamento do consumidor.

Vejamos. Os fatores culturais são os que “exercem a mais ampla e profunda influência sobre o comportamento do consumidor” (KOTLER, 1993, p. 209). A cultura é aprendida por meio de um processo de sociabilização com a família e com outras instituições básicas (amigos, escola, televisão etc.)

São as influências exercidas pelas classes sociais que permitem a comparação entre grupos de pessoas (Schiffman; Kanuk, 2000).

Dentro dos fatores, têm se os fatores situacionais incontroláveis, que devem ser acompanhados pelos gestores e utilizados de forma estratégia pela organização. Tendo como base nossos estudos, pode-se considerar um fator situacional incontrolável:Alternativas: a) Experiências de compra em concorrentes diretos.

Os cinco níveis de influência

  • 1º) Influenciar a si mesmo. ...
  • 2º) Influenciar o outro. ...
  • 3º) Influenciar um grupo de pessoas. ...
  • 4º) Influenciar uma empresa. ...
  • 5º) Influenciar o mercado.