O que caracteriza o toque?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Resposta: O toque é um modo específico de contato com a bola. Para realizar um toque, o jogador golpeia a bola com as pontas dos dedos, num movimento de baixo para cima.

Tocar a rede NÃO é falta. A menos que ocorra durante uma ação de jogar a bola, ou interfira com o jogo. Contato acidental com o cabelo nunca é falta. Algumas ações de jogar a bola podem incluir ações nas quais o jogador não toca a bola.

O fundamento passe envolve basicamente duas técnicas específicas: a "manchete", em que o jogador empurra a bola com a parte interna dos braços esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura; e o "toque", em que a bola é manipulada com as pontas dos dedos acima da cabeça.

Por que o bloqueio não é contado como um dos toques na bola no voleibol? O movimento do bloqueio no esporte do voleibol não é considerado um tipo de toque porque este é um movimento e mecanismo de defesa, não sendo um tipo de ataque.

O contato de bloqueio não é considerado um toque da equipe.

O “toque” é um dos fundamentos do voleibol mais importante para dar controle no momento de realizar o levantamento da bola para o ataque ou mesmo realizar um passe para o levantador, mas ao mesmo tempo exige bastante coordenação e técnica.

c) Saque, bloqueio e manchete.

Os toques no vôlei

  • Toque de dedos.
  • Toque de antebraços (manchete)
  • O bloqueio.
  • O remate.

Cada equipe tem o direito de tocar a bola somente 1 vez, além do toque do bloqueio, para devolver a bola. Cada equipe tem o direito de tocar a bola no máximo 2 vezes, além do toque do bloqueio, para devolver a bola.

O toque é um modo específico de contato com a bola. Para realizar um toque, o jogador golpeia a bola com as pontas dos dedos, num movimento de baixo para cima. O toque é utilizado principalmente para a realização de um levantamento, embora também possa ser usado para a realização de uma recepção ou de uma defesa.

FALTAS DE TOQUE NA REDE NO VOLEIBOL
Tocar a rede entre as antenas ou a própria antena durante a ação de jogar a bola; Utilizar a rede entre as antenas como apoio ou uma ajuda para se estabilizar; Criar uma vantagem sobre o adversário ao tocar a rede; Apoiar / segurar a rede.

Hoje, a regra diz que a bola deve SE MOVER – e a orientação oficial é: o 1o toque deve ser PERCEPTÍVEL, ou seja, você pode chutar, encostar, tocar, qualquer coisa que seja, desde que se perceba que ela entrou em jogo.

A partir de então, o médico insere o dedo no ânus, passando pelo reto até chegar à próstata — glândula localizada abaixo da bexiga, com o tamanho de uma noz — que deve ser apalpada para verificar o seu tamanho, seu tamanho e presença de nódulos palpáveis durante o toque.

As regras do vôlei
Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva. Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas. A equipe vencedora é aquela que ganhar o maior número de sets.

Um contato de bloqueio não conta como um toque da equipe. Consequentemente, após o contato do bloqueio, a equipe tem direito a três toques para retornar a bola para quadra da equipe adversária.