O que caracteriza o programa de ensino integral?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Finalmente, o Programa Ensino Integral tem como aspectos : 1) jornada integral de alunos, com currículo integralizado, matriz flexível e diversificada; 2) escola alinhada com a realidade do jovem, preparando os alunos para realizar seu Projeto de Vida e ser protagonista de sua formação; 3) infraestrutura com salas ...

São características do programa ensino integral: (1) prestação de 40 horas semanais de trabalho, compreendendo a realização de atividades pedagógicas e de gestão escolar; (2) as atividades de tutoria com os estudantes; (3) o desenvolvimento do projeto de vida.

As premissas do Programa de Ensino Integral: Protagonismo, Formação Continuada, Corresponsabilidade, Excelência em Gestão e Replicabilidade devem ser articuladas ao modelo de gestão.

Cada aluno é único e aprende, portanto, de maneira diferente, e o PEI visa registrar esse caráter individual de cada aluno para que, usando estratégias adequadas, ele possa aprender, assim como os outros estudantes, no ensino regular.

Como funciona o Regime de Dedicação Plena e Integral? Todos os integrantes do QM de uma escola PEI atuam sob este regime e são designados para trabalhar em uma jornada de 40 horas/semana, que deve ser cumprida integralmente na escola. Esta uma condição para que se faça jus à Gratificação por Dedicação Plena e Integral.

São eles:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

O Centro de Referências em Educação Integral explica que a formação integral e global do estudante deve acontecer de acordo com alguns princípios: centralidade do estudante, aprendizagem permanente, perspectiva inclusiva e gestão democrática.

“A educação integral é uma concepção de uma educação que se compromete com uma formação integral, contextualizada, democrática, inclusiva e transformadora, que se preocupa com a formação de sujeitos capazes de construir conhecimento e não apenas sujeitos instruídos em um processo passivo de escolarização.”

Das atribuições dos professores dessas escolas, destacam-se: i) elaboração programa de ação, com indicadores e metas relacionadas à sua atuação; ii) produção de materiais didáticos; iii) substituição de aulas dos demais professores; iv) elaboração de plano bimestral e guias de aprendizagem de suas respectivas ...

São características do Programa Ensino Integral: (1) Prestação de 40 horas semanais de trabalho, compreendendo a realização de atividades pedagógicas e de gestão escolar; (2) as atividades de tutoria com os estudantes; (3) o desenvolvimento do projeto de vida.

É preciso ficar atento e identificar como o aluno desempenha sua comunicação oral, leitura e escrita, raciocínio lógico-matemático e conhecimentos em informática e tecnologia. O aluno pode participar ativamente dessa avaliação.

O objetivo principal do PEI é de modificar as estruturas cognitivas dos indivíduos, fazendo com que o seu potencial de aprendizagem aumente e melhore o desempenho intelectual. O PEI é um programa de intervenção que utiliza técnicas científicas da neuropsicologia e neurociência.

docentes portadores de diplomas de licenciatura curta, bacharelado e tecnólogo/Ensino Superior e estudantes de último ano de licenciatura, bacharelado e tecnólogo / Ensino Superior, estão autorizados a fazerem parte do Programa Ensino Integral - PEI.

São dois formatos: 7h e 9h. No primeiro, as escolas oferecem dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No turno único, as aulas ocorrem entre 7h e 16h.

Ensino médio em tempo integral – O ensino em tempo integral do país tem carga horária mínima de 35 horas semanais — do ensino médio regular e não integral é de 20.

A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural.

Intervenção baseada em Evidência Científica
Para fazer um Plano de Ensino Individualizado é importante você conhecer os 4 domínios envolvidos na etapa de avaliação do PEI. O Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas: avaliar, elaborar objetivos, elaborar programas de ensino e coletar dados.