O que caracteriza o discurso indireto?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras. É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.

O discurso direto é a transcrição exata da fala das personagens. A voz das personagens é inserida na narrativa, sem que haja participação do narrador. Assim, permite que as personagens se exprimam livremente, ganhando vida própria na narração. O discurso direto é o mais natural e comum dos tipos de discurso.

No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho. Apenas tinha vontade de se deitar no sofá. Eu vou para a faculdade depois do almoço.

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa.

São esses elementos que fazem do discurso um objeto de análise e estudo, ou seja, são os elementos constitutivos do discurso, como a ideologia, os efeitos de sentido, a memória discursiva, as condições de produção, o sujeito etc.

O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador. O que é o discurso indireto? O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.

Resposta verificada por especialistas. O uso do discurso indireto livre no trecho tem como efeito uma maior aproximação entre personagem e narrador. A impressão que temos é a de que o narrador do texto se identifica com os pensamentos e sentimentos do personagem. Eles compartilham as mesmas ideias e emoções.

Desafie os alunos a elaborarem as falas dos personagens contando o que eles falaram (discurso indireto) no lugar das falas diretas (discurso direto). Faça uma lista com os alunos de palavras que eles acham que indicam que algum personagem irá começar um discurso.

Quando utilizar cada um? Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Existem três tipos de discurso:

  • o discurso direto;
  • o discurso indireto;
  • o discurso indireto livre.

Quanto ao foco narrativo
Se queremos passar do Discurso Direto para o Indireto, teremos: A primeira pessoa passa para a terceira; Os pronomes “eu, me, mim, comigo” passam para “ele, ela, se, si, consigo”; Os pronomes “meu, minhas, nosso” passam para “seu, suas, deles”.

Discurso direto, ou seja, reproduzindo as palavras da personagem ''Joao olhou para os filhos e disse: – Não podemos viajar hoje.'' Discurso indireto, isto é, referindo apenas o conteúdo do que foi dito: ''Joao olhou para os filhos e disse que não podiam viajar naquele dia.''

Para fazer discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Esses recursos ajudam a identificar a quem pertencem as falas. Exemplo: “Todos esperavam na sala de reuniões quando André finalmente entrou.

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação impactante:

  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.

Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem. Já no discurso indireto, os verbos podem variar, como “afirmou”, “questionou”, “explicou”, entre outros.

Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras.

Características do Discurso Direto

  1. Utilização dos verbos da categoria dicendi, ou seja, aqueles que têm relação com o verbo "dizer". ...
  2. Utilização dos sinais de pontuação - travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas.
  3. Inserção do discurso no meio do texto - não necessariamente numa linha isolada.