O que caracteriza excesso de trabalho?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O trabalho excessivo está associado a jornadas de trabalho superiores a 40 horas semanais, o que acaba criando um desgaste na saúde física e mental do colaborador, e isso reflete diretamente no dia a dia da empresa.

Workaholic vem do inglês e significa alguém que trabalha muito e que não consegue se desligar do trabalho. Os workaholics são identificados como viciados em trabalho; trabalhador compulsivo ou dependente do trabalho.

A Constituição da República, em seu artigo 7º, inciso XIII, inclui, entre os direitos dos trabalhadores, a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.

Com base no artigo 198 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o peso máximo que o trabalhador pode carregar individualmente é de 60 kg.

5 dicas de como lidar com o excesso de trabalho

  1. ELIMINE O DESNECESSÁRIO. Quanto mais tarefas você tiver para fazer, mais organização será necessário. ...
  2. PLANEJE. Para evitar estresse, planeje seu dia. ...
  3. EXCESSO DE TRABALHO: SE ORGANIZE! ...
  4. USE MAIS TECNOLOGIAS. ...
  5. EXCESSO DE TRABALHO: TENHA HÁBITOS POSITIVOS.

Em relação ao horário de trabalho, a legislação vigente estabelece que a duração normal do trabalho, salvo os casos especiais, é de oito horas diárias e 44 semanais, no máximo.

INEXISTÊNCIA. Consoante disposição legal (arts. 2º e 3º da CLT ), para se reconhecer a relação de emprego faz-se necessário a presença dos seguintes requisitos: pessoalidade, não-eventualidade, onerosidade e subordinação jurídica. A ausência de um desses requisitos descaracteriza a relação de emprego.

Escala 24×48
Também exaustiva, essa escala costuma ser aplicada para profissionais de pedágio e trabalhadores da polícia. Em cada jornada de trabalho existem períodos de descanso, como a jornada de 6 horas que libera 15 minutos de descanso.

A depressão, muitas vezes pode ser confundida com tristeza, mas, no ambiente de trabalho, o principal sintoma é a diminuição de produtividade, por isso, é muito importante que os líderes e o RH acompanhem como anda a produtividade e o humor dos colaboradores.

Episódios frequentes de irritabilidade, mudanças de humor, estresse, desânimo, isolamento social, insônia, choro frequente, são sinais de alerta e precisam ser levados a sério. Caso perceba que a sua saúde mental não vai bem, procure ajuda psicológica.

É quando o trabalho te deixa doente. Sensação de baixa energia, tensão, desmotivação, ansiedade e depressão são alguns exemplos de sintomas, além de literalmente adoecer, sentir dores de cabeça, nas costas, lombar, gastrite até progredirem para quadros mais graves. E infelizmente isso é mais comum do que imaginamos.

O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feito por um profissional especialista, após uma análise clínica do paciente. O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma de tratamento, conforme cada caso.

A Constituição é clara em determinar que a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais” (Art. 7º, XIII). Portanto, todo o período trabalhado acima das 08h00 diárias devem ser pagas como hora extra, inclusive com adicional mínimo de 50%.

ConJur - Trabalhar 16 horas por dia causa dano existencial, define TRT-4.