O que caracteriza as plantas?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

As principais características das plantas são: Células eucariontes: núcleo delimitado por membrana nuclear; Seres autotróficos: produzem o seu próprio alimento; Fotossintetizantes: realizam fotossíntese, o processo para obtenção de alimento e energia.

As plantas são organismos eucariontes, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes. O Reino Plantae, como o nome sugere, abriga as plantas: organismos eucariontes, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes. Além disso, em seu ciclo reprodutivo, apresentam alternância de gerações.

Resposta. Possuem um envoltório externo rígido, a parede celular, e um orgânulo citoplasmático responsável pela fotossíntese, o plasto.

As Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas são 4 grupos vegetais comumente estudados na botânica. Brióftias e Pteridófitas são consideradas plantas inferiores, logo precisam de umidade e sombra para viverem e se reproduzirem, pois seus esporos são liberados na água para o nascimento de novos organismos.

AS PARTES DA PLANTA SÃO: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO E SEMENTE. AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS E, ASSIM COMO AS PESSOAS, ELAS TAMBÉM NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM. A DIFERENÇA É QUE ELAS NÃO SÃO HUMANOS, SÃO VEGETAIS.

Elas geram oxigênio, alimentos, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir. Elas também são essenciais para o controle da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta.

As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...

Aprendemos que as plantas precisam de água, solo fértil, ar e luz solar para crescer e se desenvolver. A propósito, as plantas que recebem, diretamente, a luz do sol se desenvolvem mais do que as outras que não recebem, já notaram isso? Isso acontece devido à fotossíntese, palavra que significa síntese pela luz.

As plantas são divididas em dois grandes grupos: Criptógamas (kripto, escondido): plantas que possuem as estruturas produtoras de gametas pouco evidentes Fanerógamas(phanero, evidente):possuem as estruturas produtoras de gametas bem visíveis.

Enquanto as plantas são capazes de sintetizar as moléculas orgânicas das quais necessita por meio da fotossíntese, os animais necessitam ingerir a matéria orgânica. Os fungos são também organismos heterotróficos, como os animais, porém o modo nutricional é diferenciado.

AS PLANTAS QUE VIVEM NA TERRA SÃO CHAMAADS DE TERRESTRES. AS PLANTAS QUE VIVEM NA ÀGUA SÃO CHAMADAS DE AQUÁTICAS. AS PLANTAS TERRESTRES, QUE SE DESENVOLVEM ACIMA DO SOLO E CUJAS RAÍZES SE PRENDEM NO CAULE DE OUTRAS PLANTAS, SÃO CHAMADAS DE AÉREAS.

Na fotossíntese, as raízes das plantas absorvem água e sais minerais e as folhas absorvem luz do Sol e gás carbônico, um gás presente no ar. Todos esses componentes são então combinados e geram a glicose, o alimento das plantas.

O processo evolutivo das plantas. Teorias evolutivas mostram que as plantas teriam evoluído a partir das algas verdes unicelulares, organismos fotossintetizantes que começaram a colonizar o ambiente terrestre há, aproximadamente, 1.200 milhões de anos.

O ciclo de vida de uma planta começa com uma semente que vai germinar e produzir a pequena planta imatura que chamamos de "muda" . Cresce até a idade adulta para então formar um espécie madura que se produz e forma novas sementes que começam o próximo ciclo.

No Reino Plantae (lê-se “plante”), as plantas são classificadas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

Podemos classificar as plantas, para fins didáticos, em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas (plantas vasculares sem sementes), gimnospermas e angiospermas.

A reprodução das plantas, no geral, pode ser sexuada ou assexuada, formas diferentes pela qual as plantas se multiplicam e deixam descendentes.