O que caracteriza a feminilidade?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Por definição literal da palavra, o termo feminilidade é um substantivo que significa “qualidade ou caráter de mulher, atitude feminina”. De maneira geral, a feminilidade está relacionada a um conjunto de atitudes e escolhas que são esperadas das mulheres em um contexto social.

De acordo com o dicionário, o termo feminilidade significa “qualidade ou caráter de mulher, atitude feminina”. Ou seja, esse termo se refere aos comportamentos e qualidade que se esperam que uma mulher tenha por toda sua existência, e vão de acordo com aquilo que a sociedade julga aceitável.

A feminilidade é frágil e vacilante, carecendo sempre de uma identificação que a represente. E, neuroticamente, a mulher tenta inventar uma causa que possa tapar o vazio que ela mesma consiste.

A feminilidade tóxica, basicamente, refere-se à ações que as mulheres tomam para se encaixar em um padrão – mesmo que elas não queiram. Rejane ressalta que a feminilidade se torna tóxica quando as características femininas são vivenciadas de maneira que produzam efeitos nocivos.

No século XVIII emergiu um novo modelo de feminilidade, ainda vigente, cujo principal autor foi Jean Jacques Rousseau. Nesse ideal, as mulheres deveriam ser passivas aos desejos e às necessidades dos homens, seriam destinadas a um único lugar social – o lar – e à maternidade, não podendo exercer outras funções sociais.

1. Que é próprio de ou relativo a mulher (ex.: identidade feminina; ponto de vista feminino). 3. Próprio de ou relativo a fêmea (ex.: órgão sexual feminino).

Timbre da voz – Vozes suaves e agudas estão entre as preferidas dos homens, mas o jeito como você fala também irá definir interesse dele. Cinturinha fina – Pode culpar a história, mulheres de cintura fina e quadris largos sempre chamaram mais atenção dos homens.

Entendendo "feminilidade" como uma construção, a teorização de Beauvoir é levada a cabo a partir da dupla edificação deste conceito dentro do paradigma patriarcal - o "feminino" como essência e o "feminino" como código de regras comportamentais.

5 passos para trabalhares a tua energia feminina:

  1. Conhece o teu corpo e os teus ciclos.
  2. Fortalece a tua ligação à Natureza.
  3. Explora a tua criatividade.
  4. Cria o teu Altar Pessoal.
  5. Frequenta um Círculo de Mulheres.

Polaridade feminina: quais as características desse polo? A polaridade feminina em nós é aquela que tem contato com as emoções. É ele que nutre, acolhe, doa e cuida. Quando ouvimos nossa intuição, por exemplo, estamos em contato com esse lado.

a feminilidade faz parte da nossa história
Na virada do século XIX para o século XX, as meninas recebiam uma educação doméstica para se tornarem dona de casa e mãe devotada aos filhos e marido.

Masculinidade tóxica, portanto, seria a existência ou o comportamento designado ao gênero masculino que causa malefícios, tanto a ele próprio quanto à sociedade ao seu redor.

Entre os sinais que indicam um relacionamento tóxico, destacam-se a falta de apoio, a comunicação tóxica, ansiedade e medo, além de ciúmes, controle, ameaças, críticas disfarçadas de elogios e outros. Se você está em um relacionamento com alguns desses sinais, esse é o momento de procurar entender o que está havendo.

Em um relacionamento tóxico há dependência do outro, tanto financeira, emocional ou física. Quando você dá sinais de que vai cuidar de si, o outro detesta e tentar manter você sob controle. E por vezes, o outro faz você acreditar que não tem capacidade para realizar seus planos.

Vem conhecer!

  • Primeira onda – cidadania.
  • Segunda onda – sexualidade.
  • Terceira onda – interseccionalidade.
  • Quarta onda – ativismo digital.