O que caracteriza a Era Mesozoica?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A Era Mesozoica também é chamada de Idade dos Dinossauros e durou entre 250 milhões a 65 milhões de anos atrás. É dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. No evento “extinção Permo-Triássica” ocorreu a maior extinção na Terra, dizimando 95% de toda a vida marinha e 70% da vida útil no planeta.

Ocorreram no Brasil formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, localizadas onde hoje estão os estados da região Sudeste e Sul. O derramamento vulcânico originou terras muito férteis nesses estados, como o caso da “terra roxa”, de origem basáltica.

O clima em geral na Terra era quente e tropical, com mares rasos que cobriram muitas massas continentais. No começo da Era Mesozoica, todos os continentes do mundo estavam unidos no supercontinente Pangeia, o qual se quebrou em Laurásia no norte e Gondwana ao sul.

Era Mesozoica
Iniciou-se há aproximadamente 250 milhões de anos, perdurando até 65 milhões de anos atrás. A era Mesozoica é dividida em três períodos: Triássico. Jurássico.

Os dinossauros formam um grande grupo de répteis terrestres que dominaram a Terra a partir do Triássico Superior (231 milhões de anos atrás), durante todo o Jurássico, até o fim do Cretáceo, há 65 milhões de anos. Viveram em todos os continentes e até julho de 2005 eram conhecidas mais de mil espécies desses animais.

Significado de mesozoico
Era geológica situada entre a paleozoica e a cenozoica, caracterizada pelo desenvolvimento das gimnospermas, pela preponderância e variedade dos répteis e pelo aparecimento das aves e de algumas espécies de mamíferos, com duração de 125 milhões de anos.

Foi na era Cenozoica que surgiram os primeiros onívoros. Formaram também as cadeias de montanhas, e ocorreram as grandes glaciações, surgindo novas espécies de vida. Já no fundo dos oceanos, houve o aparecimento de dorsais (cadeias de montanhas que são formadas nas zonas aonde as placas dos continentes se separam).

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

É nele que ocorre a separação de alguns continentes, como a da África com a América do Sul. Mas o fato que realmente marcou o período e acabou com a Era Mesozoica foi a famosa extinção dos dinossauros. Segundo estudiosos, foi causados pelo impacto de um meteoro, que afetou o clima e as condições desses seres na Terra.

A Idade Contemporânea determina um período da história que vai desde 1789 até os dias atuais. Lembre-se que o termo “contemporâneo” está associado ao tempo atual, ao presente.

A Era Cenozoica é tempo geológico atual, iniciado há 65 milhões de anos.

No final do período Cretáceo ocorreu a extinção dos dinossauros e de diversas outras espécies de animais e plantas.

As eras geológicas subdividem-se em: Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Elas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta. As Eras Geológicas. As Eras Geológicas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta.

A queda de um meteoro na Terra, com a velocidade de 72.000 km/h, teria sido a principal causa da extinção dos grandes répteis (dinossauros).