O que canhotos não conseguem fazer?

Perguntado por: usalgueiro . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Descubra aqui algumas dessas chatices:

  • Tesouras.
  • Cadeiras com mesinha do lado direito. ...
  • Mitos sobre canhotos. ...
  • Tinta de caneta. ...
  • Serras elétricas (e outra maquinaria pesada) ...
  • Tecnologia criada para destros. ...
  • Aprender esportes. ...
  • Cadernos de argolas. Essa pode parecer muito estranha para um destro. ...

No rol das desvantagens são apontadas a discriminação e a falta de objectos adaptados a canhotos como as cadeiras escolares, as tesouras, os cadernos de argolas, o teclado do computador ou mesmo os smartphones.

Fatores genéticos também determinam se alguém vai escrever com a mão direita ou esquerda. A chance de ter uma criança destra é sempre maior. Mas, quando um ou ambos os pais são canhotos, a chance do filho ser canhoto é maior do que quando ambos são destros. Ainda assim, a chance de passar a característica é pequena.

Nos participantes canhotos, as duas metades do cérebro - os hemisférios esquerdo e direito - estavam melhor conectadas e mais coordenadas nas regiões envolvidas na linguagem. Os pesquisadores especulam que os canhotos podem ter melhores habilidades verbais, embora não tenham ainda como comprovar essa tese.

Segundo estudo divulgado na década de 1990, na The New England Journal of Medicine, famosa revista científica norte-americana, os destros vivem, em média, 75 anos, enquanto os habilidosos com a mão esquerda, apenas 66.

A designação “canhoto”, traduz uma expressão idiomática do hebraico que literalmente significa “restringido em sua mão direita”, embora essa não seja uma expressão hebraica usual para significar “canhoto”.

A grande responsável por uma pessoa ser destra ou canhota é sua medula espinhal. A nova teoria descarta a influência do cérebro nessa característica biológica. De acordo com os pesquisadores, fetos de oito semanas já têm o hábito de levar a mão direita ou esquerda à boca.

Ao longo dos anos, muitas têm sido as investigações e os estudos feitos sobre a razão de se ser canhoto ou de se ser destro e se canhotos ou destros são mais inteligentes do que os outros, mas não há consenso. Diz-se que os canhotos são mais criativos e geniais nas suas tarefas e atividades.

Em geral, os canhotos apresentam um maior desenvolvimento do hemisfério cerebral direito, que é especializado em processos como o raciocínio espacial e a capacidade para fazer rotações de representações mentais de objetos.

O que determina uma criança canhota
O domínio da mão, seja direita ou esquerda, quem determina é o cérebro. O lado direito controla a mão esquerda e o esquerdo a mão direita. Por essa razão, a uma criança canhota, não se pode obrigar a escrever com a mão direita. Não existe treinamento algum que a faça mudar.

EUA

Os EUA têm o maior número de canhotos, só Nova York, reúne 12,8% deles. Índice bem acima dos países ibéricos Portugal, Espanha e Andorra (9,6%); Polônia (8,6%); Emirados Árabes Unidos (7,5%); Rússia (6%); Índia (5,8%); e Sudão (5,1%).

Ser canhoto ou destro é determinado principalmente por fatores genéticos, uma vez que, se na família houver mais pessoas canhotas, será mais provável que nosso bebê seja canhoto. No entanto, aprender e influenciar o uso das mãos para atividades cotidianas impulsionará a predisposição genética ou a modificará.

Durante boa parte da história da humanidade, quem escrevia com a mão esquerda sofria preconceito cultural, social e religioso. E houve casos até de pessoas queimadas vivas por “tamanho sacrilégio”. O que já foi considerado bruxaria, maldição ou superstição é, tão somente, uma questão de genética.

Alguns canhotos escrevem com a mão esquerda, mas chutam com o pé direito, por exemplo. Isso acontece porque os canhotos têm conexões cerebrais um pouco diferente da dos destros. “As pessoas que são canhotas são mais bilaterais do que as destras.

Nesta publicação vamos falar sobre algumas curiosidades sobre as pessoas canhotas. Canhoto, ou também chamado de esquerdinho, é aquele que com mais frequência usa os membros do lado esquerdo do que o direito do corpo.

Em relação a esse tipo de escrita, o canhoto tem de girar o papel em 90º, no sentido horário. A pegada parece bastante com aquela descrita no item anterior. Mas, uma vez que o papel está em uma nova posição, o punho acaba curvando-se de forma bastante leve.

Eles mostraram que a prevalência de canhotos se situa entre 9,34% (usando o critério mais rigoroso de canhoto) e 18,1% (usando o critério mais brando de não destros). A melhor estimativa geral é de 10,6%.

A teoria mais aceita é que cada hemisfério do cérebro é especializado em um tipo de movimento – é a chamada dominância cruzada. O órgão é dividido em dois lados, direito e esquerdo, que não são simétricos. Cada um deles controla os membros do lado oposto.

No mundo há uma média de 15% de canhotos, ou seja, cerca de 1,5 bilhão de pessoas. A ciência já fez alguns estudos para entender essa peculiaridade, mas nenhum conclusivo ou irrefutável. É possível afirmar que o cérebro de destros e canhotos são diferentes.

Por outro lado, não ter uma mão dominante (ou ser ambidestro) costuma ser relacionado com desenvolvimento atípico das habilidades motoras e linguísticas. Indivíduos ambidestros compõem entre 3 e 4% da população geral.