O que calcular primeiro?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte:

  • Primeiro, calcular raízes ou potências,
  • depois, multiplicações ou divisões.
  • e, por fim, adições e subtrações.

O correto é fazer primeiro as multiplicações e depois as adições. Nesse ponto de vista, o aluno faz o jogo de sinais relativo à multiplicação para uma adição.

Deve -se resolver primeiro a multiplicação ou divisão. Deve-se manter a ordem dos elementos, por exemplo, se vier multiplicação primeiro e depois divisão, você deve resolver primeiro a multiplicação, e vice-versa. E após resolver todas as divisões e multiplicações, você resolve as adições e subtrações.

Basicamente têm-se a adição, a subtração, a divisão e a multiplicação, que, apesar de abrangerem um raciocínio simples, são de suma importância para realização de qualquer cálculo matemático, como por exemplo, na tabuada.

Divisão: Prioridade da divisão sobre a adição e a subtração
Quando se trata de operações matemáticas básicas, a divisão tem a mesma prioridade que a multiplicação. Saiba como resolver operações combinadas sem parênteses. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.

Organize seu estudo para ser bom na matemática

  1. Escolha os melhores livros para ter uma base sólida.
  2. Organize o seu lugar de estudo.
  3. Faça anotações com letra legível.
  4. Dedique parte do seu tempo para resolver exercícios.
  5. Crie o hábito de revisar a matéria.

A letra x na equação é denominada a variável da equação ou incógnita, enquanto que o número 3 é chamado de solução da equação, conjunto verdade ou raiz. Na equação acima, o que está antes da igualdade é chamado de primeiro membro, e o que está do lado direito é chamado de segundo membro da equação.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação. Podemos classificar as operações aritméticas em diretas e inversas.

1º passo: resolvemos a radiciação. 2º passo: como multiplicação e divisão são de mesma prioridade, resolvemos primeiro a multiplicação, pois aparece antes da divisão. 3º passo: resolvemos a divisão. 4º passo: resolvemos a última operação, que é a subtração.

Ao efetuar uma adição, escrevem-se as parcelas umas sobre as outras, como uma “pilha” de parcelas e abaixo é feito um traço. Realizamos a adição somando os algarismos com mesma ordem, começando pelas unidades. Após seguimos somando os algarismos, ordem por ordem.

Para calcular o valor de expressões numéricas basta seguir quatro simples passos: efectuar os cálculos dentro de parênteses, fazer os cálculos de potências, conseguir os cálculos de multiplicações e divisões, pela ordem em que aparecem e finalmente, encontrar os cálculos de adições e subtrações pela ordem em que ...

Primeiro, nós devemos resolver as multiplicações e as divisões. Quando acabarem as divisões e as multiplicações, devemos resolver as adições e as subtrações.

Para esse tipo de divisão temos as regras:

  • Divisão de dois números positivos gera um resultado positivo;
  • Divisão de dois números negativos gera um resultado positivo;
  • Divisão de números com sinais diferentes gera um resultado negativo.

mais com mais, mais. mais com menos, menos. menos com mais, menos. E menos com menos, mais.

LEI Nº 12.835, DE 26 DE JUNHO DE 2013.
Institui o Dia Nacional da Matemática.

Resumidamente, pode-se dizer que para fazer regra de três na calculadora, basta multiplicar os valores conhecidos e depois dividir pelo valor desconhecido, utilizando as operações básicas de multiplicação e divisão. O resultado final será o valor desconhecido da proporção estabelecida.

As regras de sinais para adição e subtração, por exemplo, são diferentes das regras de sinais para multiplicação e divisão. No entanto, a regra geral é que números positivos e negativos são adicionados, subtraídos, multiplicados e divididos de maneira diferente, dependendo dos sinais envolvidos.

Em uma expressão, seja numérica ou algébrica, devemos sempre efetuar as operações da esquerda para direita, na ordem em que elas aparecerem, seguindo as prioridades: Primeiro: Multiplicação e divisão. Depois: Adição e subtração.

Dizendo de outra maneira, pode-se afirmar que a soma e a subtracção são operações neutras em relação às unidades de medida. Ao passo que na multiplicação e na divisão, pode-se fazer sobre todo o tipo de unidades, não importa em que unidade é que se encontra cada um dos operandos.