O que cai na prova de reclassificação do Ensino Fundamental?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

* Legislação LDB: Artigos 23 e 24 da Lei Federal nº 9394/96. Para realizar a prova de Classificação/Reclassificação você deverá comprovar a idade mínima de 18 anos. Disciplinas Avaliadas: Português com Redação, Arte, Espanhol, Ciências, Matemática, História e Geografia. AS QUESTÕES SÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA.

É impossível pular de ano letivo sem a autorização de seus pais ou responsáveis e da escola. Converse com seus professores sobre o assunto para ver o que eles acham. Explique sua motivação e lembre os docentes sobre seu desempenho acadêmico para deixar claro que está pronto para desafios mais avançados.

Reclassificação se dá para alunos da própria unidade escolar. Ou seja, aqueles já matriculados na escola nos primeiros dias do ano letivo. Será possível a reclassificação de alunos da própria escola, para um ano/uma série avançada, de acordo com a idade e competências básicas para o ano/a série.

Período da manhã (das 09h às 13h): prova composta de 30 questões de Ciências Naturais e Matemática; Período da tarde (das 15h30 às 20h30): prova composta de 30 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.

O tema reclassificação encontra-se no § 1º do artigo 23 da LDB. A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação.

A reclassificação destina-se ao aluno com matrícula e frequência na escola, que avaliará o seu grau de conhecimento e experiência, levando em conta as normas curriculares gerais, a fim de encaminhá-lo à etapa de estudos compatível com sua experiência e desempenho, independentemente do que registre o seu histórico ...

Entende - se por reclassificação o procedimento pelo qual a unidade escolar avalia o grau de desenvolvimento e experiência do aluno matriculado, visando o reposicionamento do aluno em série diferente daquele em curso , tendo como referência a avaliação nas áreas de conhecimentos da base nacional comum do currículo.

Desde 2010, resolução do CNE (Conselho Nacional de Educação), que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais, recomenda que não deva haver reprovação nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Segundo o documento, as três séries iniciais constituem o ciclo da alfabetização e letramento.

Do ponto de vista jurídico, a antecipação pode ocorrer, pois a Constituição prevê que o aluno tem direito de acesso ao ensino mais elevado de acordo com sua capacidade. Outra defesa é do princípio da isonomia: uma criança tem direitos iguais a outra que nasceu no mesmo ano.

De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Como se inscrever na EJA? Para fazer as inscrições na EJA, os candidatos devem comparecer à escola em que desejam estudar. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Reclassificação: Reposicionamento do aluno, de acordo com a sua idade, experiência, nível de desempenho ou conhecimento, segundo processo de avaliação.